Para alguns está mais do que claro que “conteúdo é rei”. A frase é clássica em várias situações. Entretanto, nem sempre apenas produzir conteúdo é o suficiente. Quando pensamos em SEO, produzir conteúdo é um dos pilares de toda uma estratégia de otimização. Por que aparecer bem posicionado é importante? Já sabemos que quanto melhor seu posicionamento nos resultados de pesquisa, maiores são as chances de gerar tráfego para seu site, bem como melhor é o posicionamento da sua empresa como a mais adequada para responder às dúvidas de quem visita seu site.
Contudo, as mídias sociais já detêm uma grande parcela do tempo online das pessoas. A partir desse fato, só produzir conteúdo não é o suficiente. Se antes da explosão das mídias sociais ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa já era uma grande conquista, hoje isso não basta. É nesse ponto que a otimização DE mídias sociais e PARA mídias sociais ganha cada vez mais relevância. Nesse contexto, a frase de Erik Qualman – “Empresas não têm mais a opção de onde ou se estarão nas mídias sociais. A questão é como fazer isso bem” – cabe perfeitamente no momento em que vivemos.
A Social Media Optimization é um grande complemento para o SEO tradicional, algo como o Batman e Robin da Internet, apesar de ser difícil saber quem é o coadjuvante nesse cenário. Podemos abordar a otimização DE mídias sociais sobre o ponto de vista do SEO: palavras-chave inseridas em descrições de fotos no Facebook, otimização de fan pages, descrições no Twitter, otimização de títulos em vídeos no YouTube. Enfim, uma miríade de opções e estratégias podem e devem ser inseridas para otimizar os canais da sua empresa. Por quê? Em qualquer mídia social que sua empresa esteja inserida, a caixa de busca está lá. De Facebook a Google+, buscar na Internet já se tornou parte do hábito de navegação. Por isso, otimizar para que seu conteúdo seja encontrado, tanto dentro do canal em questão, quanto no Google, é importante.
Também podemos abordar a Social Media Optimization como otimização PARA mídias sociais. Essa otimização consiste, em primeiro plano, facilitar o máximo possível para que o seu conteúdo se espalhe. Uma forma simples de fazer isso é utilizar botões de compartilhamento, integração com widgets e plug-ins sociais. Porém, apenas inserir um punhado de botões de compartilhamento em seu site não é o suficiente e, o pior, eles podem prejudicar suas estratégias. Quanto mais botões, mais tempo seu site pode demorar a carregar. Dessa forma, o tempo de carregamento das páginas aumenta e pode prejudicar suas estratégias de SEO. Sendo assim, o primeiro passo para otimizar seu site para as mídias sociais é a escolha dos botões mais utilizados. Avalie em sua ferramenta de web analytics qual mídia social traz mais tráfego para seu site e invista nos botões correspondentes.
Além de deixar seu conteúdo compartilhável, é importante entender que “conteúdo é rei”, mas conteúdo relevante é muito mais. Por esse motivo, produzir conteúdo apenas para os buscadores é uma parte de sua estratégia. Com a utilização crescente das mídias sociais, é muito importante que seu conteúdo seja compartilhado. A partir disso, sua empresa se posiciona no mercado, cria engajamento, proximidade com os clientes e mais tráfego para seu site, por exemplo. Portanto, se sua loja online vende móveis, é provável que a maioria das pessoas não se interesse em compartilhar apenas um sofá de dois lugares. Porém, se formos além e buscarmos alternativas para o tal conteúdo relevante, uma forma de ter seu conteúdo mais compartilhado seria simples: dicas de como manter um sofá limpo ou como criar almofadas para decorar seu sofá novo. Esse conteúdo pode ser feito como texto, infográfico, vídeo, entrevista com profissionais da área. Ainda é possível, por exemplo, usar a realidade aumentada para que o comprador simule como o sofá ficaria em sua sala e compartilhe com seus amigos no Facebook, pedindo opiniões. Apenas algumas alternativas. Em linhas gerais, a regra é: crie razões para que as pessoas queiram compartilhar seu conteúdo.
É importante que os profissionais tenham a cultura da otimização e do compartilhamento. Produzir conteúdo com técnicas de SEO é fundamental. Mas quem está conseguindo se sobressair no mercado é quem utiliza tanto as técnicas de SEO, quanto as técnicas de SMO. Em primeiro lugar, produzindo conteúdo com técnicas de otimização, mas, também, técnicas de viralização. Mídias sociais e buscadores não são mundos descolados. O caminho de uma pessoa até fechar uma compra pode começar no Google, passar por uma fan page, cair em um blog, visitar seu site e, depois de uma semana, acessar novamente um blog, entrar em sua loja e comprar. Por isso, integração é a palavra-chave. Que tal inseri-la na otimização da sua comunicação?
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Este artigo foi publicado originalmente na Revista iMasters. Acesse e leia todo o conteúdo.