O dilema já não é mais entrar ou negar o mundo online. Agora, o
desafio das empresas é saber aproveitar o universo de possibilidades digitais como um
todo.
Comunicação mobile, smartphones e
tablets mais acessíveis, classes C e D, geolocalização, conteúdo
multiplataforma, barateamento dos planos de internet móvel. Estes são fatores decisivos para a comunicação e para o marketing daqui pra
frente.
Offline
e online já são indissociáveis. Enquanto as pessoas batem papo num almoço, elas estão compartilhando
fotos, enviando mensagens e interagindo com seus amigos e com as marcas.
Simples seria se as pessoas não se tornassem a própria mídia, os próprios geradores de conteúdo, a própria propaganda, mas também os defensores dos próprios amigos e colegas cibernéticos – @oboreli que o diga!
Definitivamente, o velho marketing
ficou para trás.
O dilema já não é mais entrar ou negar o mundo online.
Agora, o desafio das empresas é saber aproveitar as novas tendências, a mobilidade, a comunicação instantânea, a
proximidade cada vez maior com os consumidores, o universo de possibilidades
digitais
como um todo.
Pesquisas indicam que mais de 20 milhões de
pessoas já têm acesso à web móvel, e em pouco tempo essa modalidade de acesso
ultrapassará o acesso por desktops e notebooks.
O Brasil aparece como um dos
protagonistas na cena online mundial. E as maiores responsáveis por esse
fenômeno são as classes C e D, que passam a chamar cada vez mais a atenção das
marcas que antes as ignoravam, com campanhas e produtos específicos, mas sem o velho ranço de
segunda categoria.
Com a internet móvel não é
diferente: as classes C e D é que estão na dianteira, desfrutando de conexão ao
custo de poucos centavos por dia.
Brasil em cena, e os números que alertam para o mercado do
futuro
- O Orkut ainda é a mídia social mais
acessada no País, com 85 bilhões de pageviews
anuais; - 67% das pessoas gastam a maior parte
do seu tempo online nas mídias sociais. Desse tempo, 25% utilizando o Windows
Live Messenger; - Dos internautas brasileiros, 86%
utilizam alguma mídia social; - Brasileiros no Twitter: 9,8 milhões.
Destes, 95% têm menos de 500 seguidores; - O Brasil é o 4º que mais atualiza blogs.
O número de brasileiros que atualizam seus blogs diariamente ultrapassa 2,6
milhões; - Somente 16% dos
internautas brasileiros produzem conteúdo em mídias sociais; - As
mulheres entre 18 e 24 anos são as que
mais produzem conteúdo, mais criticam e mais comentam; - Outros 22% criticam ou reproduzem conteúdo, enquanto 36%
observam, participam ou fazem contatos; - Dos
internautas que acessam sites de empresas, 24% buscam notícias,
enquanto 20% desejam aprender novos conteúdos; - Brasileiros
assistem a cerca de 3 bilhões de vídeos
online por mês; - Compras: 48% dos brasileiros consideram a opinião de outros ao comprar na web;
- De agosto de 2009 a agosto de 2010, o Facebook cresceu 479% no Brasil, colocando o País na 17ª posição mundial em número
de usuários; - São Paulo marca por volta de 55% dos check-ins
feitos por meio do Foursquare no Brasil. É
a quarta cidade que mais usa o Twitter no mundo; - O tempo médio dos brasileiros nas mídias sociais é de 5 horas por mês;
- O Brasil é o quarto país que mais utiliza o aplicativo de fotografia Instagram, que tem entre seus criadores
um brasileiro.
Encheu
os olhos com os números? Atualize-se
e esteja preparando para o que vem por aí. Ou melhor, para o que já está aí.
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Fontes: eCMetrics, ComScore, Ibope, Webmétrica Sysomos, F/Radar, What The
Trend, Twtend.it, Ad Planner Google, Buzz Volume, Revista Info, Twitter.