Marketing Digital

8 nov, 2013

Ferramentas úteis para se trabalhar com SEO

100 visualizações
Publicidade

Muitas vezes ficamos perdidos em como mensurar resultados e analisá-los, afim de traçar estratégias mais eficazes. Isso acontece principalmente quando estamos começando a trabalhar com SEO. Sabemos o quanto é importante trabalhar os fatores OnPage, ter um servidor estável e um site rápido, além de bons links e menções, entre outros fatores que, somados, fica difícil de se controlar.

Por isso, trouxe aqui algumas ferramentas, umas pagas e outras gratuitas, mas que vão ajudá-lo a administrar a sua campanha. Vamos a elas.

SEO Tools for Excel

Vou começar com um plugin fantástico que não é tão explorado. Trata-se do SEO Tools for Excel. Um plugin muito bom para excel onde podemos avaliar fatores on-page, acompanhar Backlinks, referências de redes sociais, linkar no GA, entre muitas outras coisas, diretamente no excel.

Baixem, instalem e desfrutem!

Ferramentas do Google: Ferramentas para Webmaster, Analytics, PageSpeed e planejador de palavras chave.

GTW – Google Webmasters Tools

Essa ferramenta é muito boa. É o melhor custo benefício (na minha opinião!), pois é gratuita e você consegue usá-la em vários níveis de análise. Eu poderia escrever aqui um artigo inteiro sobre ela, mas fica para uma próxima! A intensão aqui é apresentar algumas coisas legais para vocês.

gtw

O GTW nos permite analisar backlinks, erros de HTML, configurações do Robots.TXT, envio de Sitemaps e em um contexto mais avançado, você consegue linká-lo no Google Analytics e descobrir dados do famoso “Not Provider”, por exemplo.

Além disso, você gerencia a propriedade dos seus sites para utilização de serviços automatizados do Google em um dado domínio (site), como o Google Apps.

Recentemente, o Google incluiu ao GTW uma funcionalidade que auxilia na criação de Dados Estruturados. Lá você pode validar e testar as configurações de forma rápida e fácil.

Se você não usa, passe a usar!

Google Analytics – GA

O Google Analytics é outra ferramenta praticamente obrigatória para você que trabalha com SEO. Muita gente ainda tem a falsa impressão de que o GA é um contador de visitas, que capta a quantidade de visitantes por dia e depois te exibe isso em um gráfico.

google-analytics_products_sm_01

Engana-se quem pensa dessa forma. O GA te permite fazer análises profundas – não só em cima de quantidade, mas de qualidade também. Você pode, por exemplo, identificar a necessidade de se criar um layout responsivo para o seu site. Isso porque pelo GA você consegue saber o navegador e o sistema operacional do visitante com muita facilidade.

Além disso, você consegue identificar problemas de arquitetura analisando o comportamento do usuário, criar funis e medir as taxas de conversão de um site ou página.

Só para se ter uma ideia, para o e-commerce é possível colocar valores nas conversões e, assim, mensurar valores. Por exemplo, você poderia saber quanto faturou com um determinado item, apenas configurando uma meta com valores estipulados.

Lembrando que o SEO hoje tem um foco muito grande no usuário, entender como o mesmo se comporta no seu site é essencial para criarmos estratégias mais criativas.

PageSpeed

Um dos principais fatores adotados pelo Google para rankeamento, a velocidade de carregamento do site pode ser medida através do PageSpeed. Hoje, com o crescimento das buscas locais e mobile, o Google vem dando grande importância para quem tem sites rápidos tanto para desktops, quanto para dispositivos móveis. Se você pensar que um usuário toma a decisão se fica ou não em um site em cerca de 5 segundos, é bom ter um site rápido!

Capturar

O legal é que você pode instalar um plugin no Chrome e o site te dá todas as informações para que você possa corrigir os problemas.

Planejador de palavras-chave

“O Planejador de palavras-chave é como um workshop para a criação de novas campanhas da rede de pesquisa ou para a expansão das existentes.”Estas palavras estão no suporte do Google para usuários do Planejador e você pode conferir aqui:

planejador

O Planejador é uma solução recente do Google, mas já é possível dizer que veio para otimizar a busca por palavras chave e/ou grupos de anúncios de forma mais eficaz. Antes, era preciso uma análise combinada de dados vindo do Estimador de Tráfego e do Google Keyword Tool. O que o Google fez foi unir essa funcionalidade a uma única ferramenta. As mudanças visuais são sutis, mas a performance está melhor e você consegue planejar e encontrar novas oportunidades relevantes.

MOZ – Open Site Explorer

O opensiteexplorer.com é uma ferramenta da Moz que permite analisar links de um domínio. O legal é que você consegue comparar links de até cinco domínios. O serviço é pago e é parte dos pacotes de serviços oferecidos pela MOZ, com custo inicial de US$99. Mas a boa notícia é que você consegue utilizar o serviço gratuitamente, ainda com algumas limitações.

opensiteexplorer

  • Prós: Possui dados de texto âncora, informações de “Top Pages” e análises ilimitadas.
  • Contras: Assinatura mensal, índice com atualização aproximadamente de 3 em 3 semanas. Não possui dados históricos

MOZ Tolbar

Um bom plugin para você analisar rapidamente um domínio. Disponível para Firefox e Chrome. Vale a pena instalar, é gratuito.

MajesticSEO

Um bom concorrente da MOZ, onde sua principal diferença na ferramenta de análise de links é o histórico e a atualização diária do índice. É mais econômica, mas ainda sim é um bom serviço. Custa mais ou menos US$48.

Capturar2

Em algumas situações é possível utilizá-las de forma complementar para fazer a análise e extrair informações mais relevantes.

  • Prós: Atualização diária do índice, dados históricos de backlinks, possui dados de texto âncora e IP. O maior índice entre as ferramentas pagas;
  • Contras: Assinatura por créditos, análise mais profunda, requer créditos.

Conclusão

Bom pessoal, espero que o artigo seja útil para vocês. Claro que existem muitas ferramentas legais e que poderiam estar aqui, mas estas são muito boas e que, na minha humilde opinião, vale a pena conhecer e usar.

Qualquer ideia bacana é bem vinda e pode ser citada nos comentários!

Abraços e até aproxima!