Marketing Digital

5 set, 2013

O SEO moderno e o foco no usuário

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O Google tem forçado Analistas de SEO a se especializarem cada vez mais no intuito de aumentar o foco no usuário e melhorar a qualidade do conteúdo oferecido em suas buscas.

O mercado de SEO vem sofrendo algumas mudanças ao longo dos últimos anos e isso se deve à persistência do Google em oferecer buscas cada vez melhores aos usuários. Assim, fica fácil perceber qual deve ser o seu foco principal para atingir conversões e ter sucesso nas campanhas de SEO: O usuário!

Pensando nisso, separei algumas dicas e observações pontuais para ajudar você a desenvolver melhores estratégias de otimização.

Pensar como usuário

Essa é uma grande sacada para planejar bem sua campanha. Pensar como alguém que irá fazer o que você está planejando é essencial para obter sucesso. O usuário quer se sentir satisfeito. Seja com a informação obtida em um artigo, com a compra fácil e segura, com a boa experiência na navegação, etc. Evite induzir de forma agressiva o seu visitante. Descubra a sua necessidade e ofereça a ele a solução.

Pensar como o buscador

Se você fosse o Google e alguém te pedisse para buscar um bom texto sobre “como obter bons resultados com SEO”, você provavelmente iria olhar no seu índice um conteúdo diferenciado para o seu leitor. É de extrema importância ajudar os buscadores e desenvolver conteúdo relevante.

Evitar Keyword Stuffing e afins é obrigação, mas entender como funcionam as buscas e os fatores de rankeamento são essenciais para o bom desenvolvimento da campanha.

Se você que saber sobre fatores de relevantes de rankeamento, recomendo o artigo “10 dicas de SEO fundamentais para o bom posicionamento de seu site

Uma boa navegação faz o seu conteúdo aparecer

Faça o conteúdo aparecer. Mostre ao usuário que você tem a solução para o “problema” dele e não uma nova forma dele gastar dinheiro. Desenvolva uma boa arquitetura, com estruturas de links fáceis e títulos bem feitos é uma boa opção para mostra-lo que o seu serviço/produto vale o investimento, seja qual for.

Qualidade x Quantidade

Antes de ter muito é preciso ter qualidade. O seu conteúdo tem que pensar em ajudar e atender às necessidades de quem está buscando por aquilo. Cabe a você usar boas estratégias webwrinting para otimizá-lo. Tente unir os dois e você terá grandes resultados.

Mantenha o foco no usuário e pense estrategicamente. Sabendo dessa regra, você pode aumentar o volume de informações no seu site.