Marketing Digital

1 ago, 2013

Conheça o Planejador de Palavras-chave: a nova ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google

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A ferramenta de Palavra-Chave do Google AdWords ficará indisponível nos próximos meses. Não se espante, a pesquisa de palavras-chave passará a ser feita agora pelo Planejador de Palavras-Chave, que deve facilitar a sua estratégia de Links Patrocinados ou SEO. Antes que a mudança seja feita em definitivo, você já pode experimentar a nova ferramenta logando-se na conta do Google AdWords.

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Quando realizamos a nossa pesquisa de palavra-chave para SEO, precisamos definir qual será o conjunto de palavras que vamos focar para iniciar nosso ciclo de otimização, certo?

Além do grupo de ideias de palavras-chave que a ferramenta do Google pode nos oferecer, precisamos identificar também aquelas palavras que tenham um volume de busca adequado para a nossa otimização, afinal, seria um esforço inútil posicionar uma palavra em primeiro lugar no Google, mas que não tenha nenhuma ou quase nenhuma conversão.

Otimizar páginas e posicioná-las em primeiro lugar – ou em segundo ou em terceiro ou até mesmo em décimo – não é nada fácil. Além do mais, desde o Venice Update (otimização de sites Local), o trabalho de SEO ficou ainda mais divertido (difícil). Quer dizer, um bom profissional de SEO não é mais só um bom profissional de SEO. Ele é também um bom profissional de Local SEO. E é neste aspecto que o Planejador de Palavras-Chave finalmente melhorou, pois agora é possível encontrar o volume de busca baseado em pesquisas feitas em uma ou várias cidades.

Let’s get started!

Antes de começar, é obrigatório que você tenha uma conta do Google para poder acessar o Planejador de Palavra-Chave. Uma vez logado, a primeira tela que irá aparecer para você é essa aqui:

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Clique na primeira opção: Procurar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios. Em seguida, no box que será exibido, insira o grupo de palavras-chave e as variantes que você escolheu. Por exemplo, se você está otimizando para um varejista de calçados, então você deve incluir palavras como:

  • tênis
  • sandálias
  • botas
  • sapatênis

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A grande novidade da nova ferramenta vem agora. Você pode obter o volume de busca das suas palavras de acordo com a região geográfica que você especificar. Por padrão, a ferramenta já dá o país que você está localizado, mas você pode segmentar para a cidade que os serviços do seu negócio abrange. Para isso, clique em cima do nome do país (normalmente República Federativa do Brasil) e depois clique em Remover. Assim você está filtrando o volume de busca das palavras que você selecionou para uma região específica que iremos escolher agora.

Você pode filtrar sua pesquisa para uma ou várias cidades. Se você quiser saber quantas pessoas estão procurando por suas palavras-chave, por exemplo, na cidade de Ribeirão Preto.

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Ao clicar em Ribeirão Preto, em seguida você pode incluir quantas cidades quiser. Depois que fizer isso, olha só que legal, clique em Pesquisa avançada e obtenha um mapa com todo o perímetro da cidade e suas adjacências. Se clicar em cima do mapa e depois em Próximo, uma coluna ao lado mostra outras cidades vizinhas que você pode incluir na sua pesquisa. Um outro detalhe interessante é que também será possível fazer pesquisas por volume de busca baseado no CEP de uma região, bairro ou rua, bastando clicar em Locais em massa, porém esse tipo de pesquisa parece ainda não estar funcionando corretamente.

Depois é só concluir e depois clicar em Obter ideias.

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Se estiver tudo certo, você irá visualizar as ideias de grupo de anúncios, que nada mais são do que palavras-chave relacionadas sugeridas pelo Planejador. Por padrão, a ferramenta mostra as ideias de grupo de anúncios. Clique em Ideias de palavras-chave para visualizar exatamente os termos de pesquisa que você determinou.

Agora sim você pode ter uma ideia da média de pesquisas mensais dos usuários da cidade que você escolheu.

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Nesta aba você também pode ter algumas ideias relacionadas de palavras-chave, assim como na ferramenta antiga, bem como o nível de concorrência (baixa, média ou alta) e o CPC de cada uma das palavras. Se você fizer a mesma pesquisa na ferramenta antiga, vai perceber que o volume de buscas para cada palavra é menor. Isso acontece porque a nova ferramenta também incluirá na conta acessos vindos de tablets e smartphones.

A partir daqui, quais palavras-chave você vai usar e quais estratégias irá aplicar no seu projeto já é com você. Para mais informações sobre como usar o Planejador de Palavras-Chave, leia também a documentação própria do Google aqui e aqui.

THAT’S ALL FOLKS! Espero ter ajudado. Até mais, amiguinhos.