Marketing Digital

15 mar, 2011

A importância do Endomarketing Digital

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Já estamos em março e ainda fazemos previsoes para 2011. Sim, por isso inicio este artigo abordando justamente o que nos espera em 2011.

Já perceberam que fim/começo do ano começam a “pipocar” textos e reportagens falando sobre as tendências? As profissões que terão aumento na procura por profissionais, qual a área que mais se destacará e por aí vai…

Pois é, todo mundo aflora seu lado profeta e faz suas previsões. Digo isso porque me incluo também! Sabe aquele ditado que diz: “De médico e louco todo mundo tem um pouco”? Peço permissão para o seu criador e altero para: “De profeta e louco todo mundo tem um pouco”

Mas não falarei aqui que 2011 será dos tablets, do amadurecimento das redes sociais, do crescimento de usuários brasileiros no Facebook, Linkedin e Foursquare, pois isso é ser profeta do passado.

Fiquem tranquilos que não falarei sobre isso!

Confesso que de todas as reportagens e artigos que li até hoje sobre essas tendências não vi nenhuma que abordasse a importância do endomarketing digital!

É essa a veia que pegarei, com o objetivo de fazer você me ajudar e pensar neste tema.

Já é sabido por todos que neste ano se destacará a importância do fortalecimento e a presença das empresas nas redes sociais. Isso é fato!

Farei três perguntas abaixo e gostaria que respondesse, a si mesmo, para descobrir se a empresa em que você trabalha ou até mesmo se as outras empresas estão preparadas.

  • Sua empresa, internamente, está preparada para a entrada no ambiente digital?
  • Seus colaboradores sabem da importância desse posicionamento digital da empresa?
  • Existe um departamento específico ou movimento interno para a criação de um departamento de marketing digital?

É disto que falaremos aqui: a importância do Endomarketing Digital!

Para isso, temos que definir:

Endomarketing = Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

O dicionário de Administração do autor Francisco Lacombe define o endomarketing como a: “utilização das técnicas e dos processos de marketing visando ao público interno das empresas com a finalidade de obter a participação e o apoio do empregado”. ( 2004; p130).

Diante dessa clara definição, deve ter ficado mais fácil para responder as minhas perguntas, não? Entendo que há empresas tradicionais e grandes que mal fazem o endomarketing “tradicional”, vão fazer um digital?

É aí que o bicho pega!

Não adianta mais utilizar do discurso que as instituições não querem fazer parte do ambiente digital, pois sem elas quererem, já fazem parte! Estendo esse pensamento para o pessoal, “CPF”! Se você é daqueles que não querem de jeito nenhum fazer parte deste mundo, saiba que você já faz.

Tenho certeza de que deve ter uma foto sua em algum álbum do Facebook ou do Orkut da sua sobrinha naquela festa de Natal ou um colega de empresa postou uma foto daquele churrasco com o pessoal da empresa. Pense… Já que estão falando de você, nada melhor que se posicionar.

Na empresa em que trabalho formatamos um projeto de “Ciclo de Endomarketing Digital” com o propósito de, além de obter apoio e participação dos colaboradores, termos como objetivo proporcionar uma imersão na cultura digital e também na educação deste segmento.

Não adiantará em nada se todos seguirem estes “profetas”. Irão adquirir seus tablets, criarão suas contas nas redes sociais, criarão seus blogs e começarão a interagir. Esses colaboradores precisam ser educados e abastecidos com informações de como devem se portar, pois cada rede social tem suas particularidades.

Temos que ir mais além, temos que incentivar a produção de conteúdo relevante!

Falando agora com o meu lado “profeta”, minha profecia para 2011 é apostar na imensa quantidade de produção de conteúdo… conteúdo interessante e útil! Caso contrário não terá seguidores em suas redes sociais, leitores em seus blogs, visitas em seus álbuns de fotos… morrerão rapidamente!

Falando um pouco mais deste projeto de Ciclo de Endomarketing Digital, ele foi concebido para iniciar em 2011, mas foi tão bem aceito que já demos o pontapé inicial ainda este ano. Serão palestras ao longo do ano que vem onde abordaremos diversos temas voltado para o ambiente digital.

Esta primeira rodada foi para nivelarmos todos os participantes, pois cada encontro será um mergulho cada vez mais profundo. E digo que este primeiro giro foi um sucesso! Rodamos por mais de 2 Estados mais o Distrito Federal. Uma rica troca de ideias, informações e pessoas interessadas. Temos que nos conscientizar que cada um precisa fazer sua parte. Tenho certeza de que todos querem ver o crescimento sustentável deste “e-cossistema”.

Convoco a todos que levem esta ideia para suas empresas, sejam elas grande, média ou pequena. E levem, também, para o seu dia a dia.

Conte comigo!