DevSecOps

26 abr, 2018

Crie sua primeira Azure Function em 5 minutos

Publicidade

Neste artigo, vamos implementar – de maneira bem simplificada – uma Azure Function pelo próprio Portal do Azure sem a necessidade de utilizar o Visual Studio. Porém, antes de ir para o código, vamos entender o que é Azure Functions e o conceito da Arquitetura Serverless.

Azure Functions e Arquitetura Serverless

A Arquitetura Serverless vem com uma premissa básica que é a seguinte: “Gerencie aplicativos, e não Infraestrutura”. Ou seja, foque o seu tempo e sua energia no desenvolvimento de aplicações que gerem resultados para seu cliente e esqueça – ou quase isso – da sua infraestrutura.

Fazendo uma analogia bem simples, pense em uma rede wireless, quando você chega em algum lugar e se conecta com seu dispositivo seja ele qual for, você não esta preocupado em quem esta fornecendo o link de internet, você não esta preocupado se o roteador é de marca A ou marca B. Você, como usuário, está preocupado apenas em utilizar o serviço que a rede wireless lhe fornece. Ou seja, a internet.

Com a Arquitetura Serverless a ideia é bem semelhante. Eu, como desenvolvedor, não quero me preocupar com servidor, não quero me preocupar em escalar a minha aplicação quando necessário, eu apenas quero focar em desenvolver a aplicação em si, e é aqui que entram as Functions.

Functions são pequenos “pedaços” de código que vão executar de maneira reativa, ou seja, quando algum evento ocorrer minha Function vai ser acionada e vai fazer uma ação, por exemplo: quando um arquivo for adicionado no meu Blob Storage no Azure (ação), eu quero ler o conteúdo desse arquivo e exibir o seu conteúdo (reação). Outra coisa que vale muito ressaltar é o fato de que as Functions não precisam necessariamente serem desenvolvidas em C#, elas também possuem suporte completo para F# e para JavaScript também.

Bom, agora sem mais delongas, vamos fazer nossa Function em 5 minutos.

Primeiramente, vamos acessar o Portal do Azure, através do link: https://portal.azure.com e efetuar o nosso login. Feito isso, vamos clicar em Create Resource e em seguida em Serverless Function App conforme a figura abaixo:

Figura 1

Agora vamos preencher os dados necessários conforme nos mostra a figura 2, e em seguida clicar em Create.

Figura 2

Assim que o recurso terminar de ser criado, abra-o e crie uma nova function para chegar a uma tela igual a figura abaixo:

Figura 3

Mantendo o tipo da function que já veio pré-selecionada, clique em Create this Function e em seguida em Run, e você chegará em um resultado igual ao apresentado na figura 4, abaixo:

Figura 4

Analisando o código da function acima, podemos observar que ele loga a chamada da API, e recebe um parâmetro name via POST ou GET e exibe o texto Hello + parâmetro como resultado.

Conforme prometido no titulo do artigo, criamos uma function em 5 minutos. Você também pode chamar essa Function de qualquer lugar que desejar, como por exemplo, um aplicativo REST ou uma aplicação qualquer sua. Para fazer isso, clique em </> Get Function URL e copie a URL de acesso conforme figura abaixo:

Figura 5

Agora é só fazer a chamada da URL copiada passando o parâmetro name como GET ou POST e ela funcionará da mesma maneira. No meu caso, chamei a URL via um Aplicativo REST conforme a figura abaixo:

Figura 6

Bom, por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado do artigo, e até semana que vem!

Obrigado.