DevSecOps

25 jul, 2013

Desbravando o comando ip

Publicidade

Iniciando uma novíssima saga, iremos abordar sobre o comando ip. O comando ip substitui utilitários clássicos como o ifconfig,route e arp. Iremos conhecer as diversas utilidades e como usuários e administradores Linux podem utilizá-lo para um gerenciamento eficiente de seu sistema Linux.

ip_logo

Interfaces

O comando ifconfig foi e ainda é, na maioria das distribuições Linux, a ferramenta padrão para configurar interfaces de rede. Entretanto, o comando ip é a mula de carga da nova geração de ferramentas de rede. Ele não apenas integra funcionalidades de várias ferramentas antigas, como também oferece uma sintaxe unificada em todas as funções. O comando ip é parte do pacote iproute. A semelhança entre as ferramentas desse pacote permite um gerenciamento eficiente de seu sistema Linux, pois não apresenta diversas sintaxes para diversas funções. Então…vamos ao que interessa!!!

Especificando endereço ip para uma interface

# ip addr add 192.168.80.5 dev eth0

No contexto do comando ip, um link é um dispositivo de rede, real ou virtual. Para especificar detalhes de uma interface específica, segue comando abaixo:

# ip addr show dev wlp2s0

O comando acima irá retornar conforme figura abaixo:

ipshow

Removendo um endereço IP

# ip addr del 192.168.80.5 dev eth0

Agora, para visualizar “todas” interfaces de rede, segue abaixo comando:

# ip addr

Conforme figura abaixo:

ipaddr1

Com isso, apenas demonstramos algumas das inúmeras funcionalidades do comando ip. Fique atento, até a próxima!!!