Dando continuidade a esta saga, hoje iremos abordar outras implementações do comando wipe. No primeiro capítulo de nossa (confira aqui) conseguimos visualizar uma “pequena amostra” do mesmo, então vamos continuar a dissecar este comando interessante.
Links simbólicos
Por padrão, o comando wipe não excluirá os destinos de links simbólicos (suponhamos o que poderia acontecer se um usuário sem o devido conhecimento apagasse um diretório contendo diversos links simbólicos de arquivos críticos do sistema). Entretanto, haverá situações que se faz necessário apagar destinos de links simbólicos, para estas situações utilizamos a opção -D:
# wipe -D arquivo2013/*
Partições
Para limpar uma partição inteira, use a opção -k juntamente com -D:
# wipe -kD /dev/sda1
A situações da qual você necessita apagar apenas a metade de um drive USB. Neste caso, podemos utilizar a opção de comprimento do wipe (-l), que pode ser usada para dizer ao programa para apagar apenas uma parte de um arquivo. Por exemplo, apenas quero apagar 1G de um disco USB de 4 GB ( no nosso exemplo, /media/pen), executo:
# wipe -l 2^30 /media/pen
Alerta!
Ao fazer utilização do comando wipe uma boa dica é sempre que tiver dúvida é interessante ler o man page antes da execução de qualquer ação utilizando o mesmo. (Ex.: man wipe).