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16 mar, 2010

O que você precisa saber sobre o Move, o controle com sensor de movimento do PS3

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Na semana passada, durante o Game Developers Conference, nos EUA, a Sony
mostrou o seu aguardado controle com sensor de movimento – e com bolinha
brilhante – e deu um nome à criança. O PlayStation Move custará menos
de US$ 100 nos EUA, e terá pelo menos 20 jogos no lançamento que
suportarão a tecnologia do Wii com gráficos modernos para o PS3. Quem
testou garante que ele tem algumas diferenças importantes em relação ao
controle do console da Nintendo. Veja vídeos e detalhes.

O bastão usará a PlayStation Eye, câmera que já está no mercado, para
registrar o movimento do jogador, em um esquema parecido com o do Wii.
Dependendo do jogo, dá para usar um outro Move (como, por exemplo, em um
jogo de boxe, onde o que importa é o movimento das duas mãos) ou uma
espécie de Nunchuck para jogos mais complexos, que tem outros botões, um
direcional analógico e outro digital.

A bola de
sorvete no topo do Move muda de cor de acordo com o ambiente em que você
está. Então, se a parede da sala é branca e sua roupa também, o Motion
mudará sua luz para algo como azul, para que a câmera entenda os
movimentos de maneira mais precisa, sem interferência. Além da câmera,
que ajudará a medir a distância relativa do jogador à TV, um giroscópio e
um acelerômetro farão com que os movimentos mais finos também sejam
capturados – nesse caso, como no Wiimote.

Isso tudo aliado à melhor capacidade de processamento do PS3 faz com
que, imediatamente, pensemos no PlayStation Move como o Wii para
adultos, que funcionaria melhor. Na prática, ainda não há um consenso.
Nossos amigos do Giz US estiveram
no lançamento
. Eles disseram que obviamente os gráficos eram muito
melhores que os do Wii, mas os controles eram bem pouquinha coisa melhor. O
pessoal
do Engadget
disse que em algumas demos havia lag e que jogos de
tiro eram “bastante inferiores a experiências similares no Wii.”

Como o software está em fase de testes ainda, é difícil cravar sobre o
futuro. Para o jogador hardcore, me parece mais interessante
dar socos em bonecos que parecem pessoas a Miis. E ao que parece, jogos
não vão faltar: já há 36 publishers trabalhando em títulos para o
PlayStation Move (incluindo todas as grandes). Aqui está uma compilação
dos jogos demonstrados durante a GDC 2010:

Mas então o
Move é o Wii formato sorvete com gráficos melhores? Não apenas. O
Stephen Totillo, do Kotaku, listou algumas diferenças neste
artigo
.

  • Ele é ainda mais amigável a iniciantes por ter ainda menos botões;
  • O Move não usa pilhas. Como o joystick do PS3, basta conectá-lo ao
    console para recarregar. Isso o deixa mais leve.
  • O controle é mais esperto. Em jogos de tiro no Wii, quando se apontava
    a mira para fora da tela por algum motivo (tipo para descansar o
    braço), a câmera fica meio louca. No PS3, por uma questão de
    programação, os movimentos continuam sendo registrados.
  • Não há fios entre o Move e o seu “Nunchuck”, o que permite mais
    liberdade em vários jogos.
  • O Eixo Z. O Move entende melhor a distância do jogador em relação à
    tela. 

O PlayStation Move chegará, como sorvete que se preze, em diversos
sabores e preços. Ele sairá por US$ 99 com a necessária câmera, algum
preço não definido (para os poucos que já a tem) e com um desconto maior
quando vir dentro de novos kits de PS3. Como os jogos usados ainda são
versões de testes, é difícil avaliar se o Move é efetivamente muito
superior e preciso que o Wii com o Wii Motion Plus. De qualquer forma,
parece ser uma boa adição ao arsenal de donos de PS3 que querem deixar a
grelha mais amigável para o resto da família.

Microsoft, esperamos sua jogada.