Front End

14 dez, 2018

Pequenos arquivos, grandes jogos em JavaScript

1074 visualizações
Publicidade

No último trimestre deste ano aconteceu o js13KGames – evento internacional promovido pelo engenheiro de software Andrzej Mazur e apoiado por empresas como Google, Mozilla, GitHub, Ebay, entre outras – onde a meta é desenvolver um jogo utilizando JavaScript.

Os prêmios da competição chegaram no valor de US$ 20.000,00 dólares. No entanto, não pense que o desafio foi fácil! Havia um fator decisivo: o jogo não podia ultrapassar 13kb.

1º lugar | UNDERRUN

A competição foi bem acirrada e os resultados são realmente impressionantes. O primeiro lugar ficou para o jogo UNDERRUN.

Nele, temos a missão de nos defender de monstros enquanto tentamos descobrir como restaurar a energia no local. Apesar de parecer simples, a ação é bem intensa e o trilha sonora incrível. Ele é uma produção do @phoboslab.

2º lugar | Envisionator

O segundo lugar ficou por conta do jogo Envisionator, criado pelo @DennisBengs. Ao contrário do primeiro game, que é um shooter, este é um puzzle.

Controlamos um pequeno robô e precisamos dar comandos para que ele consiga escapar de um prédio. A sacada é que os comandos precisam ser dados passo a passo, lembrando bastante jogos como o Lightbot, por exemplo.

3º lugar | ONOFF

O último lugar no pódio ficou nas mãos do @starzonmyarmz e o @braddunbar pelo jogo ONOFF. Assim como o segundo lugar, este é um incrível jogo de puzzle, onde o objetivo é pegar a estrela disponível no mapa. A grande sacada é que o cenário fica alternando entre duas dimensões, o que torna o desafio bem interessante.

Estes foram os primeiros colocados, mas há uma série de outros jogos incríveis:

Se quiser ver estes e mais jogos, dê uma olhada no site oficial da competição! Para quem quer começar a se aventurar nesse mundo dos jogos, recomendo o meu livro Construct 2 – Seu primeiro jogo multiplataforma.

Essa plataforma nos permite criar os jogos em uma interface simples e fácil de usar, e exporta os jogos para web (HTML, CSS e JavaScript). Vale a pena dar uma conferida.

E você, o que consegue fazer em 13kb?

Referências