Front End

Front End

O que você consegue fazer com 140 caracteres no JavaScript

17 jan, 2018
Publicidade

JavaScript

Por ser uma linguagem extremamente poderosa e flexível, o JavaScript se tornou nos últimos anos a linguagem de programação dominante. Pessoas e empresas de todo o mundo a estão utilizando para todos os fins imagináveis: criar aplicações web (front-end e/ou back-end), mobile e até mesmo desktop.

Mas antes de alcançar toda essa fama, o JavaScript não possuía tantas bibliotecas, ferramentas e frameworks como vemos hoje. Para conseguir implementar as funcionalidades, os programadores precisavam usar a inteligência e criatividade para conseguir criar códigos performáticos sem ocupar muito espaço em memória e processamento.

Dwitter

Para ver até que ponto os programadores JavaScript conseguem chegar, o programador de nick lionleaf no GitHub, fundou o Dwitter, uma rede social onde seus usuários devem codificar artes visuais usando apenas 140 caracteres de código JavaScript.

Página principal do Dwitter

A plataforma é bem simples e lembra bastante o CodePen em alguns aspectos. Seu funcionamento é bem simples. Depois de se cadastrar na rede, basta clicar no botão “+ new Dweet” para criar um novo código.

Todo o código deve ser desenvolvido em apenas 140 caracteres, não há espaço para criar variáveis com nomes intuitivos e muito menos para boas práticas de desenvolvimento.

Desenvolvimento de um código no Dwitter

Por padrão, a plataforma já nos oferece algumas variáveis para trabalhar:

  • t: Tempo decorrido em segundos.
  • S: Atalho para a função Math.sin.
  • C: Atalho para a função Math.cos.
  • T: Atalho para a função Math.tan.
  • R: Função que gera rgba-strings. ex.: R(255, 255, 255, 0.5)
  • c: 1920×1080 canvas.
  • x: Contexto 2D do canvas.

Depois de pronto, seu código é publicado e as pessoas podem votar nela caso gostem e baseado nos votos dos usuário, o site automaticamente organiza os “Dweets” em categorias, como: hot, new e top.

É impressionante o que o pessoal consegue fazer com apenas 140 caracteres. Não pense que há somente animações simples, há diversos efeitos avançadíssimos, envolvendo luz, efeitos em 3D e muito mais.

E você, o que consegue fazer com 140 caracteres?