Front End

16 jul, 2018

O NPM agora faz parte da ECMA Internacional

Publicidade

Nesta última semana, o npm (famoso gerenciador de pacotes do Node) anunciou em seu blog oficial no Tumblr, que agora faz parte da ECMA Internacional e participa diretamente da TC39. Se você já trabalha com o JavaScript há algum tempo (ou acompanha os artigos do iMasters), já deve ter se deparado com esses nomes diversas vezes.

O TC39 é um comitê específico da ECMA Internacional, órgão que faz uma série de regulamentações. Esse comitê é responsável por definir os padrões da linguagem de programação JavaScript (na verdade a especificação é chamada de ECMAScript).

Sabe as evoluções anuais que o JavaScript tem? O ES6, ES7, etc? Pois bem, elas são resultado das reuniões e decisões deste comitê. Eles fazem isso através de uma série de discussões, debates e feedbacks da própria comunidade. É possível até mesmo acompanhar as propostas de funcionalidades para a linguagem no repositório oficial do TC39 (que você pode acessar neste link).

Muitas outras empresas gigantes da tecnologia já possuem representantes neste comitê, tais como Google e Microsoft. A partir de agora, o npm também.

É uma coisa boa ou ruim?

O npm nasceu junto ao Node e hoje afeta milhões de desenvolvedores JavaScript todos os dias. De acordo com o anúncio oficial, o npm diz que fazendo parte do TC39: “[…] poderemos usar o nosso conhecimento dessa comunidade para defender melhorias nas especificações da linguagem que beneficiam todos os desenvolvedores de JS.”

É inegável que o npm ganhou uma grande força e que hoje é praticamente obrigatório para programadoras e programadores de front-end e back-end, mesmo que não utilizem o Node diretamente em suas atividades. É por esse “desvínculo” com o Node que a empresa acredita que poderá acrescentar muito a comunidade JavaScript no futuro.

Mas no final das contas, o que realmente muda?

O design do JavaScript tem um efeito enorme no futuro do desenvolvimento de software. As mudanças que tivemos no ES6 (e nos anos seguintes) tornaram a linguagem muito mais poderosa, convidativa e melhor de se trabalhar. Desde a sua criação há mais de duas décadas, as pessoas começaram a aprender programação abrindo o console em seus navegadores e digitando JavaScript nele.

Principalmente nos últimos oito anos, o navegador se tornou um ambiente de desenvolvimento completo. Todos os tipos de coisas sofisticadas estão acontecendo nos bastidores para que aconteça streamings de vídeo, fornecer interfaces de arrastar e soltar e permitir que colaboremos com colegas de equipe em todo o escritório e em todo o mundo.

Essas inovações existem porque o JavaScript melhorou significativamente e os implementadores de navegadores levaram a sério a implementação do padrão TC39. Como resultado, a web está no meio de um renascimento.

Para a empresa, a missão é continuar essa evolução, “envolvendo-nos no comitê que estrutura a forma como o JavaScript é escrito, trabalhando com as pessoas que escreveram a especificação e entendendo suas intenções. Unindo-se ao TC39, podemos fazer um trabalho melhor, ajudando a implementar JavaScript e criar ferramentas melhores para ajudar os desenvolvedores a construir as incríveis coisas das próximas décadas.”

Se o discurso será compatível com a realidade das ações da empresa no comitê, somente o futuro poderá dizer.

Referências