Desenvolvimento

17 dez, 2018

Aprenda código novo em 30 segundos diários

100 visualizações
Publicidade

Em algum momento da sua vida, alguém deve ter dito pra você (ou talvez tenha lido em algum artigo/livro): “Aprenda algo novo todos os dias”.

Essa é uma frase muito bonita e motivadora. No entanto, bastante complicada de ser cumprida na prática, afinal, todos nós temos nossos próprios compromissos (estudos, trabalho, etc) que ocupam a maior parte do tempo útil do dia.

Ao final dele, é difícil encontrar disposição para estudar alguma coisa nova (isso quando não perdemos ainda mais tempo para escolher o que estudar).

Para ajudar nesta missão de aprendizado, hoje veremos como funciona o projeto 30 Seconds of Code (30 segundos de código).

A ideia central é que todo dia possamos acessar o site do projeto e aprender algo novo por meio de pequenos trechos de códigos. Este aprendizado tem o objetivo de durar não mais do que 30 segundos.

Achou curioso? Então reserve mais alguns segundos para ler o restante do artigo.

Trinta segundos por dia

O projeto 30 Seconds of Code é de código aberto (patrocinado pela Digital Ocean) e está disponível no GitHub por meio da licença Creative Commons Zero v1.0 Universal. A ideia é tão bacana que o repositório oficial já tem mais de 33 mil estrelas e não para de crescer.

Como citado anteriormente, a ideia toda é que possamos aprender algo novo em menos de 30 segundos. Logo na página inicial, vemos que existem diversos pequenos trechos de código – cada um com um título, uma descrição, sintaxe, uma cor e um (ou mais) exemplo(s) de uso.

Tela inicial do 30 seconds of code

Vejamos o primeiro exemplo. Notamos que é sobre montar a função all() usando o Array.prototype.every no JavaScript. Logo após o título, temos a seguinte explicação:

“O método retorna o valor true se a função de critério também retornar true para todos os elementos da coleção; caso contrário, ele retornará false. Use o Array.prototype.every para testar se todos os elementos na coleção retornam true com base em fn. Omita o segundo argumento, fn, para usar o Boolean como padrão.” (tradução livre).

Logo em seguida temos um exemplo de como utilizá-la.

all([4, 2, 3], x => x > 1); // true
all([1, 2, 3]); // true

Podemos testar esse código no próprio devtools do navegador, em um projeto web, ou usando o repl.it. Vamos optar pela última opção. Basta usar o botão de copiar disponível e então copiar o código na plataforma.

Aqui, vou somente encapsular o resultado em um console.log para que possamos ver o que ele nos devolve.

Código sendo executado no repl.it

Bem bacana, não é? O site está recheado com dicas como esta. A ideia é que você visite-o diariamente e aprenda uma pequena dica como essa.

No repositório do projeto, conseguimos ver de forma mais clara a divisão entre os tópicos das dicas, que vão desde métodos para Array, até Data, Node, String, utilitários e afins.

Categorias de dicas no 30 Seconds of Code

E se você achou que isso era somente para o JavaScript, está muito enganado.

O mesmo projeto possui alguns derivados bem legais, como o 30 Seconds of CSS, 30 Seconds of Interviews e 30 Seconds of React. Além disso, existem outros dois “não oficiais”: o 30 Seconds of Python e o 30 Seconds of PHP.

Todos possuem uma estrutura muito semelhante e compartilham o mesmo objetivo: te fazer aprender coisas novas todos os dias em menos de 30 segundos.

E aí? Aceita o desafio?

Referências

https://30secondsofcode.org/