Dicas de bolso de JavaScript – Parte 01
Com nossos brothers loops for, conseguimos iterar em arrays ou também em objetos semelhantes a arrays. Não sabia? Confira neste artigo!
Com nossos brothers loops for, conseguimos iterar em arrays ou também em objetos semelhantes a arrays. Semelhantes? Como assim? Por exemplo os objetos arguments e HTMLCollection. Provavelmente você já deve ter se deparado com um loop for (e já deve ter escrito alguns):
for(var i = 0; i < arrayFabeni.length; i++) {
// magic
}
De bate pronto, conseguimos perceber algo não tão bacana no código acima. O comprimento (length) do array é acessado em toda iteração do loop. Isso não fica tão legal quando, por exemplo, o objeto é um HTMLCollection. Lembra o que são esses caras? Eles que são retornados quando a gente chama:
getElementsByName()getElementsByClassName()getElementsByTagName()
Legal! Mas e aí?! A zica mesmo é que toda vez que a gente itera sobre esses caras, significa que estamos consultando o nosso DOM ao vivo e a cores, e a toda hora, o que não é nada bacana.
Com base nisso, uma solução que podemos chegar seria guardarmos o comprimento do array; algo parecido com isso:
for(var i = 0, max = arrayFabeni.length; i < max; i++) {
// magic
}
for(var i = 0, max = arrayFabeni.length; i < max; i++) {
// magic
}
O que fizemos acima foi armazenar o valor da propriedade length, evitando, assim, ter que calculá-la a cada iteração do loop.
Além do nosso amigo do exemplo anterior, temos o loop for-in que usamos pra iterar em objetos. Uma coisa bacana de se fazer e que pode evitar que algo que você não queira aconteça, é usar o método hasOwnProperty(). Esse método simplesmente vai filtrar apenas as propriedades do objeto em si, excluindo as propriedades herdadas peloprototype.
Um exemplo rápido:
var burger = {
queijo: 'cheddar',
pao: 'integral',
hamburguer: 'picanha',
molho: 'barbecue'
};
Aí em uma parte obscura, aparece algo que adiciona uma propriedade a todos os objetos.
if(!Object.prototype.feijao) {
Object.prototype.feijao = 'preto';
}
O que aconteceu acima foi que verificamos se existe a propriedade feijao em Object e, caso ela não exista, a definimos com o valor preto. Aí que está o negócio da coisa, nosso objeto burger já herda a propriedadefeijao via prototype.
Com isso, para evitarmos que feijao apareça quando listarmos as propriedades de burger (até porque feijão, na minha opinião, não combina muito com hamburguer), fazemos o seguinte:
for(var i in burger) {
if(burger.hasOwnProperty(i)) {
console.log(i + ' => ' + burger[i]);
}
}
// Resultará no seguinte:
// queijo => cheddar
// pao => integral
// hamburguer => picanha
// molho => barbecue
Do contrário, caso não fizéssemos essa verificação, teríamos algo assim:
for(var i in burger) {
console.log(i + ' => ' + burger[i]);
}
// Resultará no seguinte:
// queijo => cheddar
// pao => integral
// hamburguer => picanha
// molho => barbecue
// feijao => preto
Gostou? Escrevi alguma groselha? Quer melhorar? Abra uma issue com a hashtag 1postperweek e vamos conversar.
Obs: Queria deixar aqui meu muito obrigado ao Ademílson Tonato pela ajuda na correção do artigo.
***
Artigo publicado originalmente em: http://www.raphaelfabeni.com.br/dicas-rapidas-javascript/







