E-commerce

4 out, 2013

O papel do marketing digital – no comércio eletrônico e fora dele

Publicidade

Todos os dias me deparo com gerentes de e-commerce, tomados pela febre do analytics, acreditando que com isso estão gerenciando o marketing digital da sua loja.

Infelizmente, isso não é um fato real. A performance de muitas lojas virtuais vem sendo mensurada exclusivamente pelo número de visitas x conversão e a cada relatório onde os picos se encontram no momento de investimento mais alto, pronto, faz-se a lenda de que é aí que devemos basear nossa estratégia.

Nesse momento, já esquecemos todos os conceitos básicos de marketing e estamos exclusivamente focados no “search”.

Cada vez que vejo isso acontecer, penso que os conceitos estão errados e que muitas pessoas e empresas acreditam que o marketing online está exclusivamente ligado ao e-commerce e não precisa ser usado em empresas que não são “pontocom”.

Acredito e posso afirmar a vocês que o marketing digital está muito além de disso e pode sim fazer muito pelas “pontocom”, bem como pelas marcas e todas as estratégias de marketing off que já estão sendo feitas há anos pela publicidade.

Consigo mensurar alguns principais pontos que não podem ser esquecidos em nenhuma campanha, seja ela voltada para performance ou marca.

São eles:

  • SEO: Aumenta a audiência, proporciona maior visibilidade e um bom posicionamento orgânico, chave para as conversões diretas.
  • SEM: Desperta o interesse, traz gente nova, é uma ação direcionada, mostra exatamente o que o publico procura (mas não é tudo).
  • Social Media: Comunicação, envolvimento e relacionamento. Pelas mídias sociais, estudamos nosso consumidor; é com esse estudo junto ao estudo do comportamento interno da sua loja (como o consumidor compra) que você entende quem são os clientes e pode fazer produtos específicos para necessidades que você nem imaginaria sem essas redes.
  • E-Mail Marketing: Comunica, Relaciona e Vende – O e-mail marketing tem alto retorno e pouco custo. Uma estratégia com bom uso do e-mail marketing traz um retorno muito bom.
  • Mobile Marketing: Comunica, Direciona, Relaciona e Vende. Como já falei muitas vezes, com o mobile temos o cliente ao alcance de um post, um sms. Essa ferramenta é efetiva na direção que queremos tomar na comunicação.

Com esses pilares e um estudo contínuo e detalhado do comportamento da própria loja, o marketing online deve ser um sucesso e deve ser par do marketing offline, pois nada supera o encantamento. Os clientes não são exclusivamente números e querem ser seduzidos o tempo todo – já falamos também que o cliente que está online também existe e está offline ao mesmo tempo.

O correto é impactar seu cliente em todos os lugares, mostrar que você faz parte da vida dele. Se seu produto for de compra por impulso, você verá isso em curto prazo; caso seja uma venda consultiva, você verá acompanhando os números (sem febre, ok?), levando em consideração a latência merecida para cada produto (que você e o comercial da sua empresa devem conhecer melhor que ninguém).

Levando tudo isso em consideração, você terá um marketing digital redondinho, tocando a bola para o carrinho e para o gol final. Isso, aliado a um pós venda bem gerenciado, vai resultar em sucesso.

Tenho certeza disso!