E-commerce

11 jun, 2013

Confira alguns testes básicos em um site de comércio eletrônico

Publicidade

Um dos piores erros de qualquer site nesse mundo é se esquecer de testar suas funcionalidades principais. Em uma das consultorias que tivemos no StartCommerce aqui no E-commerce Brasil, encontramos uma empresária que não entendia por que o seu site não vendia. E, ao simularmos uma compra no site, vimos que o botão “meu carrinho” não existia, o que deixava o consumidor confuso na hora de fechar o pedido. Eis o erro: o próprio dono não testa o seu site.

Testar o site além dos olhos de um empreendedor é experienciar a usabilidade da trilha de compra com olhos de cliente, e não de vendedor. Vamos trocar a simpatia do design pela empatia de se colocar no lugar do outro.

Do basic to basic, um site de e-commerce deve testar alguns itens básicos, como a navegação em navegadores diferentes, combinações de plataformas e a usabilidade nos smartphones. Ok, mega básico, mas quem o faz e ainda não viu, muitas lojas pecam em se esquecer de dar aquela “checada” básica após fazer alguma alteração. Escreveu, não leu…

Fazer uma pequena alteração na sua loja pode mudar todo o formato atual de uma página, e o impacto pode ser negativo em diferentes navegadores. O que aparece no Google Chrome é diferente do que aparece no Internet Explorer 7, por exemplo. Uma alteração sem checagem embaça a comunicação entre páginas e dificulta a visualização do cliente. Um errinho básico pode ser fatal para causar o abandono do carrinho.

Os varejistas estão se esforçando para deixar seus e-commerces mais amigáveis nos dispositivos móveis. Seja no tablet ou no smartphone, o comércio eletrônico brasileiro ainda tem muito a evoluir, mas ao mesmo tempo já vemos grandes marcas dando exemplo de como se faz. Nem preciso citar quais são, basta experimentarem para ver a diferença. As abordagens nos dispositivos móveis se dão nos diferentes modelos, como CSS e código HTML. E, na lógica, o caminho que a maioria segue é em busca de um modelo em que o site se ajusta rapidamente à tela do dispositivo, deixando o visual mais bonito, atrativo e instigante num primeiro momento, mas, ao começar a navegação, peca pela ausência de usabilidade e praticidade na mudança de uma tela para outra.

O desafio é grande. São muitos tamanhos de telas de dispositivos e várias versões para o sistema operacional Android. E mesmo com testes mais fáceis nos dispositivos da Apple, o caminho para desenvolver algo para os apple lovers também é complexo, mas não impossível.

Mas, afinal, o que testar?

  • As alterações no conteúdo, como banners, imagens, destaques e notícias;
  • Formatação das mudanças dentro do style sheet do CSS;
  • Ao adicionar qualquer conteúdo que apareça nas telas de checkout;
  • Alterar as definições que podem afetar o seu check-out, tais como pagamentos, dados coletados, carrinho, links ou promoções de check-out;
  • Adicionando ou removendo links. Teste regularmente as páginas cruzadas que podem quebrar se um item é removido ou uma promoção expirar;
  • Promoções: verifique se você não está promovendo artigos expirados do seu estoque;
  • Mudanças de navegação no site;
  • Modificações do modelo da plataforma;
  • Formulários adicionados ou modificados;
  • As alterações nas configurações de entrega;
  • Os cupons promocionais acrescentados;
  • Mudanças no processo de login;
  • Landing pages adicionadas ou removidas;
  • Novas campanhas de publicidade que apontam para páginas de destino específicas;
  • Atualizações de sistema, softwares ou aplicativos;
  • Mudanças nos principais navegadores ou sistemas operacionais que afetam os seus clientes, como as atualizações do Windows, Internet Explorer, os principais lançamentos do Chrome, Safari e Firefox.

São tantos pontos que podem ser destacados que podemos listar vários outros por aqui. O mais importante é testar tudo aquilo que pode afetar negativamente o seu site.

Existem diversas ferramentas pagas para testar o seu site e empresas que oferecem soluções para garantir a segurança contra os erros básicos de um e-commerce. Mas, para quem ainda não pode gastar com isso, fica a dica dos principais pontos para serem testados.

Teste mínimo

No mínimo, testar os principais navegadores que você vê no seu analytics, no Windows 7 e 8, e no Apple OS X. Estes devem incluir, pelo menos, os dois últimos grandes lançamentos destes navegadores:

  • Internet Explorer;
  • Safari;
  • Chrome;
  • Firefox.

E, para celular, teste nos seguintes dispositivos o navegador padrão:

  • Google Android: existem muitos para recomendar dispositivos específicos, escolher uma tela menor e um tablet maior. Escolha mais, se possível, dados o números de variações.
  • A Apple iOS: no iPhone 4, iPhone 5, iPad e iPad Mini.
  • Telefones como Windows e BlackBerry.

Finalizar uma atualização no seu site e dizer que está pronto sem realizar testes não significa segurança, é imprudência demais quando estamos lidando com negócios. E as funções protetoras da Internet não protegem os negligentes. Afinal, não somos máquinas, somos humanos por trás de tudo isso. Vamos testar!

Fonte de informações para este artigo: Practical Ecommerce