.NET

8 mai, 2018

ASP.NET Core 2.1 e .NET CLI Preview 2 já estão prontos

281 visualizações
Publicidade

Notei que o preview 2 do ASP.NET Core está liberado e você já consegue experimentá-lo. O anúncio oficial ainda não foi feito, mas como a informação é pública, todo mundo percebe.

Abaixo, algumas evidências:

E pelo visto o .NET CLI também já foi atualizado. O PR pro preview 2 parece ter sido integrado na branch release/2.1.3xx. Para os super adiantados, já dá pra pegar os instaladores na própria home do projeto olhando a branch certa.

Eu fiz a instalação e ele já sugere o VS 2017 15.7, que teve seu terceiro preview liberado hoje. Ao instalar, ele realizou a instalação do preview 2, build 8530. Mas não dá pra saber se o cli vai sofrer novas atualizações até o update final.

Ao criar um projeto com “dotnet new mvc” usando esse novo cli, o projeto criado já utiliza as versões do preview 2 que mencionei acima, especificamente a Microsoft.AspNetCore.App, versão 2.1.0-preview2-final.

Experimentei o 2.1 preview 2 com o Visual Studio 15.7 preview 3, e ele funcionou perfeitamente. Criei um projeto ASP.NET Core, e o Visual Studio ofereceu a opção do ASP.NET Core 2.1, como vocês podem ver na imagem abaixo.

A versão final do preview 2 já está em 91%, segundo a milestone do GitHub.

Caso você queira experimentar, vá em frente. Mesmo sem garantias de que esse é o preview final (talvez seja um preview do preview), o .NET CLI permite instalações lado a lado com zero impacto sobre o seu ambiente. Pra facilitar os testes, recomendo o uso do “dotnet sdk”, que você baixa no repo faniereynders/dotnet-sdk-helpers.

***

Este artigo foi produzido em parceria com a Lambda3. Leia outros conteúdos no blog da empresa: blog.lambda3.com.br