.NET

25 ago, 2010

A importância da revisão na comunicação online

Publicidade

Antes de tudo, quero destacar que, apesar do título, este texto também se direciona, de alguma forma, a outros formatos de escrita e de publicação.

Com indivíduos e organizações produzindo e replicando conteúdos e informações, aumentando sensivelmente a cada dia a comunicação on-line, é perceptível, na mesma medida, a necessidade de uma redação clara, correta e organizada também para a internet. E, para que isso aconteça, é preciso que principalmente quem escreve se preocupe com o leitor, se preocupe em se fazer entender pois, muitas vezes, o que para o autor parece claro, para o leitor pode não parecer; por isso, deve-se respeitar as regras gramaticais, de concordância, de organização das ideias, dentre muitas outras.

Parece óbvio, mas, seja por ansiedade de publicar, por puro desleixo ou mesmo pelo fato de o autor ter tido uma educação escolar defasada e não contar com ajuda de um profissional preparado, vemos web afora um sem número de sites, blogs, peças de marketing e propaganda etc. com erros de redação em geral, que vão de aceitáveis a crassos. Erros que afetam, em primeiro lugar, a compreensão do leitor, que, pelo formato digital, se torna mais fugaz, urgente e quer a informação de bandeja, compreensível, inteligível.

Praticamente dez entre dez pessoas apresentam erros português, desde ortografia até regência verbal. E essa constatação não é de quem está acima de qualquer erro e é perfeito; é uma constatação de quem processa textos variados e trabalha com a complexidade da nossa língua diariamente.
Todos erramos; faz parte da natureza humana.

Mas a maioria dos erros, principalmente na internet, ocorre porque as pessoas estão mais preocupadas em passar ou repassar a informação e menos preocupadas com a qualidade dela, sem se deter, mesmo sem a ajuda de um revisor profissional, na leitura e na releitura atenta do texto. Devemos ficar atentos ao fato de que o leitor é transitório e veloz e terá essas características potencializadas diante de erros e de uma comunicação com falhas, rejeitando-a, se não de repente, gradativamente. Na internet, a leitura é breve e ligeira, mas a escrita deve ser apurada, criteriosa.

Quando partimos para uma abordagem de sites e blogs institucionais, corporativos e profissionais, devemos estar mais atentos ainda, pois a credibilidade dos profissionais, dos produtos, das marcas e das organizações, ainda que não ao pé da letra, é afetada pelo conteúdo de má qualidade, que, mesmo não sendo algo tangível, também é consumível e reflete a imagem de quem o oferece.

Uma questão que por não ter, muitas vezes, a atenção necessária, nem se chega à conclusão de que tenha causado o afastamento do leitor ou do consumidor. Digo por experiência própria pois, não raro, visito sites e blogs com layouts impecáveis, mas que pecam no quesito preocupação com os textos e com o leitor/consumidor, e, até inconscientemente e sem avisar, acabo não voltando àquela página.

Tenho visto casos de erros em marketing e publicidade nos quais a atuação de um revisor poderia evitar o constrangimento, os prejuízos financeiros e os de imagem. Apenas um exemplo: um e-mail marketing de um grande varejista com o preço de promoção maior que o preço normal, ou com erros de português no texto.

Obviamente, algo não acadêmico que ajuda a melhorar a escrita é ler, ler e ler. Bula de remédio? Não. Saúde!!!

Como leitor ou autor, o que você tem a nos dizer a esse respeito? Talvez o breve vídeo abaixo também o incentive a compartilhar seus pensamentos conosco.

Com humildade e elegância, fique à vontade também para apontar eventuais erros e dúvidas.