DevSecOps

30 jan, 2009

Wireless com Mikrotik – Parte 1

Publicidade

Bom dia, prezados!

Nos próximos dias escreverei alguns artigos de um dos equipamentos de telecomunicações mais utilizados pelos provedores e grandes empresas, quando falado em tecnologia wireless e roteamento.

1 – Introdução e requisitos

O que vamos utilizar em nossos estudos é o sistema Mikrotik e como equipamentos podemos utilizar os computadores comuns, servidores ou RBs.

RB (RouterBoard) é uma placa que simula uma CPU comum, porém em tamanho reduzido e próprio para a utilização em torres, centrais de fornecimentos, adaptável em diversos ambientes. Seu processamento varia de acordo com o tipo de utilização que será feita.

As RouterBoads possuem slots de expansão de acordo com o modelo e a necessidade, desta forma podemos ter uma quantidade de placas Wireless e interfaces de rede para atender as demandas.

Como nosso foco será mantido nos Mikrotiks, sugiro que entrem no site do fabricante e verifiquem mais sobre as RBs, segue o endereço: http://www.routerboard.com

Segue link da página do fabricante Mikrotik para download do sistema operacional Mikrotik: http://www.mikrotik.com/software.html#

Caso o estudo seja feito utilizando uma placa RB, não será preciso aquisição do sistema, visto que o mesmo já está embutido da placa.

2 – Primeiros passos

Para acessar o sistema mikrotik em uma RB, basta efetuar o download do programa Winbox Configuration Tool no site http://www.mikrotik.com/download.html.

Após instalado, execute a aplicação e siga os passos sugeridos abaixo.

O login padrão é Admin e senha em branco (para o primeiro acesso)

Existem duas formas de acessar o sistema Mikrotik pelo WinBox: uma é informando o endereço MAC rastreado pelo próprio sistema, outra forma de conectar é inserindo o endereço IP que foi configurado na interface que está acessando.

Em seguida a tela do sistema será carregada, para aplicação das configurações.

3 – Primeiro acesso identificando interfaces

Dentro da aplicação clique no ícone mostrado abaixo.

Verifique que o sistema lista as interfaces que existem na RB ou no Servidor MT e quais estão ativas ou desativadas. As interfaces ativas ficam mais acesas na tabela, e as interfaces disponíveis porém desativadas ficam mais claras.

Para ativar uma interface disponível, basta clicar na interface e em seguida clicar no ícone de “box checked”:

Feito este procedimento, verifique que a interface está escura, isso quer dizer que está ativada e pronta para ser utilizada.

Você pode alterar o nome da interface clicando duas vezes na interface e alterando o campo: Name.

4 – Configurando Interfaces

Próximo passo: configurar o IP nas interfaces.

Entre no menu IP >> ADDRESS;

Sempre que for sugerido add algumas configurações ou informação, sugere-se clicar no ícone “+”:

Clique em add para adicionarmos um IP na interface.

Configure conforme exemplo acima.

Address: é o endereço da interface utilizada informando a rede disponível.

Network: é a identificação da rede.

Broadcast: é o endereço de broadcast da rede.

Interface: é a interface que irá trabalhar na faixa informada.

Por último, cliente que Ok para aplicar as configurações.

Repita este passo para configurar o IP e rede das demais interfaces que será utilizada.

Obs: Assim, sempre que for preciso acessar a RB, basta utilizar o IP determinado na interface.

Obs: o IP da interface será identificado como gateway da rede, pelo menos na maioria das vezes.

Muito bom, pessoal, até aqui já será possível efetuar teste de ping de uma rede para outra, criada no sistema.

Para verificar algumas informações de Roteamento, basta entrar no link IP >> Router.

5 – Configurando DNS no Mikrotik

Para configurar o DNS no Mikrotik, basta acessar a RB e configurar a opção informada a seguir:

IP >> DNS

Segue modelo de configuração com os passos.

Clique em “Settings” para informar quais os DNS Primário e Secundário.

Em seguida clique em Ok para finalizar a configuração.

Na opção “+” pode-se informar nomes e especificar o IP correspondente, para resposta.

Qualquer dúvida, fiquem à vontade.

Até a próxima.