DevSecOps

23 fev, 2010

Técnicas motivacionais em Governança de TI

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Criar um
ambiente motivacional ainda é um grande desafio para a as empresas,
até mesmo para as que já reconheceram o real valor individual e
intelectual de cada pessoa que a compõe. Identificar
quais são as causas da desmotivação empresarial é um dos fatores
que mais impulsionam pesquisas psicológicas, o estudo comportamental
do ser humano se torna mais complexo com aumento significativo da
informação disponível. Você
nota que algo está errado, mas não sabe exatamente o quê.

Veja
alguns indicadores relacionados à desmotivação que merecem
destaque:

  • Clima
    organizacional:
    colaboradores que atrasam o início de sua
    jornada ou a finalizam antes, pichação e má conservação da
    estrutura física da empresa, desperdício de materiais e conflitos
    interpessoais.
  • Falhas
    consecutivas no processo:
    é importante investigar o motivo pelo
    qual acontecem falhas consecutivas no processo de trabalho, isto pode
    ser indicador para a desmotivação.
  • Políticas
    empresariais:
    políticas ultrapassadas e engessadas, cultura
    organizacional são reflexos dos principais fatores desmotivacionais.
  • Fatores
    organizacionais:
    cultura dos fundadores, ramo de atividade da
    empresa, atuais dirigentes, área geográfica em que a empresa atua e
    ambiente sem organização, estes criam caminhos para todos os outros
    indicadores causadores de desmotivação já citados acima.

Vamos
entender um pouco melhor o que acontece.

O ser
humano segue basicamente em uma direção, que é atingir seus
objetivos. Porém, nem sempre ele tem consciência de quais são seus
objetivos, além de, na maioria das vezes, estar preso em padrões
comportamentais. São nestes momentos que o papel do gestor direciona
o foco das ações do indivíduo de forma que os anseios pessoais e
profissionais se cruzem.

A vida
pessoal destes indivíduos é movida pela motivação, e isto não é
diferente no âmbito profissional, elas necessitam de desafios,
capacitação, recompensa através do seu salário, premiações e
reconhecimento constantemente, em contrapartida a empresa tem uma
melhoria significativa na execução dos seus processos internos,
geração de produtos e serviços, maior envolvimento e
comprometimento.

Deve-se
dar atenção à continuidade do trabalho, que sofre diversas
transformações durante a vida útil da pessoa dentro de uma
empresa. O que inicialmente era uma realização pessoal, com o passar
do tempo vai se tornando um meio de sobrevivência, desmotivação e,
algumas vezes, de insegurança. Isso é facilmente identificado
atualmente frente ao grande número de pessoas insatisfeitas com sua
ocupação e não envolvidas com o negócio da empresa. Uma pessoa
não consegue seguir em frente se não for movida por uma meta. É
esta meta que cria o estímulo e a impulsiona para atingir seu
objetivo.

Outro
ponto extremamente importante é que os gestores devem se preocupar
com a formação de líderes, estimulando sua criatividade. É
necessário dar liberdade para este colaborador melhorar os processos
de trabalho, criar novos produtos e serviços, opinar em decisões,
isto promove implicitamente o comprometimento dele com a empresa.

Mas,
o que fazer? Quais técnicas podem ajudar?

  • Alinhe
    objetivos de planos estratégicos com metas claras diretas e
    tangíveis, é preciso ser realista para não gerar frustração com
    metas impossíveis ou sonhadoras.
  • Crie um
    ambiente transparente, divulgue os resultados a todos, estabeleça as
    regras do jogo, crie meios para atingir as metas, proporcionando
    condições físicas, tecnológicas e psicológicas.
  • Envolva
    as pessoas nas metas, faça-as entenderem e se comprometerem,
    plantarem para colher os benefícios.
  • Promova a
    integração das pessoas e das áreas, crie um clima onde elas
    colaborem entre si.
  • Defina e
    use todas as ferramentas possíveis para criar este clima
    colaborativo. Utilize mural, intranet, biblioteca corporativa, wiki,
    quadro de lembretes e redes sociais, esta é a tendência.
  • Comemore
    feitos e conquistas com festas, jantares, happy hours e
    eventos em geral.
  • Tratar a
    desmotivação dentro do ambiente de trabalho é semelhante a um
    tratamento médico: devemos atuar diretamente nas causas que levam as
    pessoas a se desmotivarem.

Podemos
concluir que cada pessoa tem formas, necessidades e emoções
distintas de para serem motivadas, por este motivo elas devem ser
encaradas individualmente. Entender suas necessidades e fazer com que
as pessoas cresçam juntamente com a empresa é o maior desafio dos
gestores, atualmente.

Vejo
vocês no nosso próximo artigo. Falaremos sobre
sustentabilidade e reciclagem na área de TI. Não esqueçam,
contribuam para o crescimento desta área de conhecimento, vamos
debater! Deixe seu comentário!

Grande
abraço a todos!