Criar um
ambiente motivacional ainda é um grande desafio para a as empresas,
até mesmo para as que já reconheceram o real valor individual e
intelectual de cada pessoa que a compõe. Identificar
quais são as causas da desmotivação empresarial é um dos fatores
que mais impulsionam pesquisas psicológicas, o estudo comportamental
do ser humano se torna mais complexo com aumento significativo da
informação disponível. Você
nota que algo está errado, mas não sabe exatamente o quê.
Veja
alguns indicadores relacionados à desmotivação que merecem
destaque:
- Clima
organizacional: colaboradores que atrasam o início de sua
jornada ou a finalizam antes, pichação e má conservação da
estrutura física da empresa, desperdício de materiais e conflitos
interpessoais. - Falhas
consecutivas no processo: é importante investigar o motivo pelo
qual acontecem falhas consecutivas no processo de trabalho, isto pode
ser indicador para a desmotivação. - Políticas
empresariais: políticas ultrapassadas e engessadas, cultura
organizacional são reflexos dos principais fatores desmotivacionais. - Fatores
organizacionais: cultura dos fundadores, ramo de atividade da
empresa, atuais dirigentes, área geográfica em que a empresa atua e
ambiente sem organização, estes criam caminhos para todos os outros
indicadores causadores de desmotivação já citados acima.
Vamos
entender um pouco melhor o que acontece.
O ser
humano segue basicamente em uma direção, que é atingir seus
objetivos. Porém, nem sempre ele tem consciência de quais são seus
objetivos, além de, na maioria das vezes, estar preso em padrões
comportamentais. São nestes momentos que o papel do gestor direciona
o foco das ações do indivíduo de forma que os anseios pessoais e
profissionais se cruzem.
A vida
pessoal destes indivíduos é movida pela motivação, e isto não é
diferente no âmbito profissional, elas necessitam de desafios,
capacitação, recompensa através do seu salário, premiações e
reconhecimento constantemente, em contrapartida a empresa tem uma
melhoria significativa na execução dos seus processos internos,
geração de produtos e serviços, maior envolvimento e
comprometimento.
Deve-se
dar atenção à continuidade do trabalho, que sofre diversas
transformações durante a vida útil da pessoa dentro de uma
empresa. O que inicialmente era uma realização pessoal, com o passar
do tempo vai se tornando um meio de sobrevivência, desmotivação e,
algumas vezes, de insegurança. Isso é facilmente identificado
atualmente frente ao grande número de pessoas insatisfeitas com sua
ocupação e não envolvidas com o negócio da empresa. Uma pessoa
não consegue seguir em frente se não for movida por uma meta. É
esta meta que cria o estímulo e a impulsiona para atingir seu
objetivo.
Outro
ponto extremamente importante é que os gestores devem se preocupar
com a formação de líderes, estimulando sua criatividade. É
necessário dar liberdade para este colaborador melhorar os processos
de trabalho, criar novos produtos e serviços, opinar em decisões,
isto promove implicitamente o comprometimento dele com a empresa.
Mas,
o que fazer? Quais técnicas podem ajudar?
- Alinhe
objetivos de planos estratégicos com metas claras diretas e
tangíveis, é preciso ser realista para não gerar frustração com
metas impossíveis ou sonhadoras.
- Crie um
ambiente transparente, divulgue os resultados a todos, estabeleça as
regras do jogo, crie meios para atingir as metas, proporcionando
condições físicas, tecnológicas e psicológicas.
- Envolva
as pessoas nas metas, faça-as entenderem e se comprometerem,
plantarem para colher os benefícios. - Promova a
integração das pessoas e das áreas, crie um clima onde elas
colaborem entre si. - Defina e
use todas as ferramentas possíveis para criar este clima
colaborativo. Utilize mural, intranet, biblioteca corporativa, wiki,
quadro de lembretes e redes sociais, esta é a tendência. - Comemore
feitos e conquistas com festas, jantares, happy hours e
eventos em geral. - Tratar a
desmotivação dentro do ambiente de trabalho é semelhante a um
tratamento médico: devemos atuar diretamente nas causas que levam as
pessoas a se desmotivarem.
Podemos
concluir que cada pessoa tem formas, necessidades e emoções
distintas de para serem motivadas, por este motivo elas devem ser
encaradas individualmente. Entender suas necessidades e fazer com que
as pessoas cresçam juntamente com a empresa é o maior desafio dos
gestores, atualmente.
Vejo
vocês no nosso próximo artigo. Falaremos sobre
sustentabilidade e reciclagem na área de TI. Não esqueçam,
contribuam para o crescimento desta área de conhecimento, vamos
debater! Deixe seu comentário!
Grande
abraço a todos!