DevSecOps

29 jan, 2010

Governança de TI: a união de ferramentas e conceitos

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Com o
advento da tecnologia e o surgimento de novas demandas, o mercado
global abre uma gama ínfima de possibilidades de atuação,
possibilidades que fazem a divisão de TI ser uma das áreas mais
importantes e estratégicas das empresas na atualidade. Com isto, o
gestor de TI necessita ter conhecimento de diversas áreas e
fundamentalmente interagir com elas.

A TI
passou a ser extremamente importante para o sucesso de qualquer
empresa, pois ela proporciona o alinhamento estratégico dos negócios, trabalhando para garantir o ROI (Return on Investment
– Retorno do Investimento) em conjunto com a estratégia de sourcing,
que é nada mais do que a logística do negócio, agenciamento de
compras, suprimento, obtenção, contratação e fornecedores.

Assim, se
tornando cada vez mais fundamental e responsável, o gestor de TI
sofre influências e pressões de diversos lados, como
estratégia corporativa, novas demandas de projetos, ordens de
serviço, negócios, produtos, mercado e concorrentes.

Muitos
gestores se deparam com diversos problemas na gestão de projetos em
seu quotidiano. Pequenos detalhes que podem causar inúmeros
transtornos internos, e em determinadas situações até repercutir
ao cliente final. Por este motivo, é imprescindível ter controle
sobre todas as atividades executadas e garantir a qualidade do
resultado final.

Uma boa
governança de TI deve conduzir a redução de “surpresas,”
melhora na confiança e credibilidade, execução alinhada com a
estratégia – faz a TI gastar menos esforços com seus próprios
problemas e, conseqüentemente, ser mais responsável ao negócio.

A
intenção deste tópico é trazer um pouco de experiência integrada
a ferramentas de baixo custo e que auxiliam a garantir a qualidade
final do produto e/ou serviço ligado a área de TI.

Ferramentas
que auxiliam e não burocratizam o processo.

A única
forma de controlar as atividades é utilizando ferramentas que
proporcionem o controle, este é o papel das metodologias e softwares
de gerenciamento de projetos.

Metodologia:
é um conjunto estruturado de práticas que pode ser repetido durante
o processo de produção de software. Existem muitas metodologias,
cada uma com um enfoque e um modelo de aplicação diferente, os
Métodos Ágeis são os mais abrangentes e flexíveis atualmente.
Muitas vezes o mix de mais de um modelo é a melhor opção, o
uso de SCRUM,
RUP e XP é uma excelente combinação.

Esta
combinação proporciona um processo pré-definido que pode controlar
através de documentos de apoio os marcos do projeto (cronograma),
atividades e atribuições de cada perfil envolvido, estimativas de
tempo, e uma série de outros controles.

Gestão
de projetos: é a aplicação de conhecimentos,
habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas
para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. Alinhado a
metodologia, a gestão de projetos é fundamental, pois é ela que
garante as entregas e a qualidade do produto final. A gestão de
projetos pode ser feita através de documentos auxiliares a
metodologia, integrada com softwares de terceiros ou até mesmo por
aplicativos desenvolvidos especificamente para a necessidade da
corporação. Existem alguns softwares gratuitos que podem auxiliar
muito, ambos com código-fonte aberto, e com uma arquitetura simples
para implementações personalizadas. O dotProject
(http://www.dotproject.net/)
utilizado para controlar a execução de um projeto, ou seja,
nascimento, desenvolvimento e finalização, após este período o
projeto entra em fase de manutenção, onde se controla as falhas,
tarefas, melhorias, novos recursos e o roadmap do produto, é aí que
entra o BugNet (http://www.bugnetproject.com/)
para que se tenha controle sobre qualquer nova implementação
executada no software.

Colaboração:
é feita através de softwares colaborativos que permitem a edição
coletiva de documentos através dos participantes de uma rede. Esta é
uma ferramenta muito eficaz e de extremo valor entre os utilizadores,
porque são eles que a alimentam com a descrição do negócio que a
empresa faz a fim de difundir a informação para todos, tornando-a
de conhecimento comum e útil a todos integrantes. Existem inúmeros
aplicativos que executam esta função, um dos aplicativos mais
completos, com suporte a plug-ins e uma arquitetura bem definida é o
ScrewTurn Wiki (http://www.screwturn.eu/).

Mas o
sucesso do funcionamento destas ferramentas depende diretamente da
equipe que as utiliza. É fundamental comprometer a equipe, fazendo-a
entender o quão importante é cada indivíduo, e que uma boa
contribuição é igual a plantar sementes e regá-las
freqüentemente, para que se possa colher os frutos no futuro e este
é o assunto do nosso próximo artigo, até lá!