Durante anos acompanhando o mercado de software no Brasil, venho me dedicando a conversar com os profissionais de tecnologia em todos os segmentos de empresas e o tema qualidade de software é sempre algo deixado em segundo plano na agenda dos gestores, sendo visto erroneamente como custo e mais trabalho para criar uma solução. Indo contra essa abordagem, o Forrester fez um excelente estudo, em 2009, no qual comprova que corrigir um bug em produção chega a custar trinta vezes mais, coisa que você já deve saber, porém poucos se dedicam a estudar mais a fundo a origem e como resolver.
Essa visão aplicada em fazer os projetos de qualquer jeito, criando sistemas de produção “pseudo” produtivos, tem prejudicado toda a indústria de software ao longo dos anos, contribuindo justamente para o contrário. Isso resulta em software mal projetado, inseguro e nada produtivo; permeado por falhas frequentes e um retrabalho absurdo, consumindo os desenvolvedores, usuários e demais participantes do ciclo do projeto.
É comum receber o contato de clientes relatando que desenvolvedores querem testes, mas sempre chegam com aquele tom de deboche e uma dúvida no ar: “para quê?”, como uma grande interrogação na cabeça do gestor, uma vez que para ele está indo tudo bem, maravilhoso e que fazer software é assim mesmo: árduo, complexo, repetitivo, falho e, principalmente, essas dificuldades só existem devido à características do negócio dele e por isso eles sofrem e estão condenados a viver assim, sempre planejando e vendendo sonhos que nunca são entregues conforme o previsto.
Eu imagino que você certamente se identificou com algo dito até este momento, afinal esses fatos refletem a mais pura essência de como se “conduz” e se pensa um projeto de software nas condições do vai fazendo e coloca em produção que eu assumo (“Go Horse”), pode confiar. Estamos no momento importante para você se permitir uma pausa (“Eu sei que você já escutou isso”) para refletir se esse processo de trabalho na raça, força bruta e retrabalho é realmente a única forma de se construir software e repensar onde foi parar toda a modernização tecnológica que foi criada nos últimos quinze anos e continua sendo ignorada.
Em todas as minhas pesquisas no mercado de software tenho percebido que ninguém se preocupa em contabilizar o prejuízo, retrabalho, insatisfação de todos que participam, inclusive você e os usuários do sistema, mas, principalmente, o custo para manter um software na UMB (Unidade Multiplica Bug, equivalente à UTI para seres humanos) durante toda a vida do mesmo, temendo qualquer mudança, atualização que se torna cada vez mais nociva a estabilização do projeto.
Se você tem um software hoje hospedado na UMB (Unidade Multiplica Bug) sabe responder rapidamente o tamanho do backlog de mudanças que não consegue implementar por falta de tempo (“#8221;); sabe responder os seus sonhos não realizados que o impedem de atender o cliente de forma mais moderna com um software simples e fácil de atualizar, pois está preso em um ciclo vicioso de manutenção recorrente que consome todo o seu tempo de repensar, inovar e progredir no produto.
Não existe produtividade ou evolução com segurança em software feito de qualquer jeito sem sustentação. É o mesmo que ter um edifício sem a devida fundação que sustente a carga de pessoas. Eu sei que as palavras carga e escalar são proibidas de serem faladas em projetos de software, mas chega um momento que não aguentamos e temos que colocar o dedo na ferida e começar a dizer não. Quando eu digo não, é não mesmo. Chegou o momento de tomar uma atitude de mudança e parar de esperar resultados sem você fazer nada de diferente.
Para pensar em um ciclo moderno de software é importante entender e discutir os requisitos desde o início, tornando as pessoas parte do processo. É preciso pensar mais no problema a ser resolvido antes mesmo de iniciar a codificação. Com as tecnologias modernas é possível pensar e separar corretamente a inteligência da aplicação, criando código simples e de fácil manutenção, que quando integrado a testes unitários automatizados passam a compartilhar a qualidade para todos do projeto. Hoje podemos criar ciclos de qualidade indo desde funcionalidades até carga, usando serviços de nuvem, o que aumenta a sua produtividade com a redução do retrabalho eliminando problemas recorrentes que nunca se resolvem numa abordagem tradicional.
Adotar práticas de qualidade é mais atitude do que qualquer outra ação e precisa estar na mente de todos que participam do ciclo de desenvolvimento de software. Você precisa conquistar o coração do seu cliente com um produto orientado aos seus desejos e que funcione corretamente. Qualquer pessoa que contribuir no projeto precisa ter em mente o quanto é importante aquela qualidade que ele está somando ao projeto.
Hoje não existe mais desculpa para viver no mundo de “Alice do software”, achando que jogar a sujeira debaixo do tapete e deixar o cliente pagar a conta da falta de qualidade é a solução. Um cliente insatisfeito custa muito caro para o negócio. Ele vai reclamar do produto e esse ciclo repetitivo de ir e voltar desestimula todo a equipe que perde a percepção de entrega do projeto. Por isso, hoje, pensar em qualidade é fundamental para ter produtividade e satisfação entre todos. Reduza os custos do seu projeto eliminando defeitos recorrentes e repetitivos ainda no início.