DevSecOps

DevSecOps

Instalando e utilizando o Azure CLI no macOS com o Visual Studio Code

12 jul, 2018
Publicidade

Introdução

Neste artigo pretendo mostrar de maneira simples e descomplicada como instalar o Azure CLI no macOS e depois, como utilizá-lo usando o Visual Studio Code para programar scripts no Azure que, com certeza, ajudarão – e muito – no seu dia a dia.

Azure CLI

Pra quem ainda não conhece, o Azure CLI é uma ferramenta multi plataforma da Microsoft que permite que você, através de linhas de comando, administre recursos dentro do Azure sem a necessidade de logar no portal, o que o torna uma ferramenta quase que essencial para o dia a dia de quem trabalha com a plataforma da nuvem da Microsoft.

Para instalá-lo, primeiramente vamos utilizar um gerenciador de pacotes bem conhecido para quem utiliza macOS, chamado Homebrew (caso queira conhecer mais sobre ele, acesse: https://brew.sh/).

Caso ainda não possua esse gerenciador instalado em sua máquina, abra o terminal do macOS e digite a linha de comando abaixo:

/usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

Após o término da instalação, mantenha o terminal aberto e utilize o comando abaixo para que o Azure CLI seja instalado:

brew update && brew install azure-cli

Agora aguarde até que a instalação seja finalizada (vale lembrar que até o momento a única maneira de instalar o Azure CLI no macOS é utilizando um gerenciador de pacotes).

Após o término da instalação no próprio terminal, digite o comando az para ver uma tela similar ao da figura abaixo:

Figura 1

Se você viu uma tela parecida com essa, significa que a instalação foi efetuada com sucesso e que você já pode utilizar todo o poder que o Azure CLI oferece através do próprio terminal. Entretanto, neste artigo vamos utilizar o Visual Studio Code com um plug-in especifico para ele.

Visual Studio Code

O Visual Studio Code é um editor de texto multi plataforma com suporte a uma infinidade de linguagens de programação que pode ser instalado através do link: https://code.visualstudio.com/.

Com o Visual Studio Code devidamente instalado e já funcionando, vamos instalar um plug-in chamado Azure CLI que vai permitir que o Visual Studio Code tenha intellisense para nossos scripts. Para fazer isso, utilize o comando Shift + Cmd + X ou clique em Marketplace (o que você preferir), e em seguida digite Azure CLI na barra de busca, selecione o plug-in e clique em install, conforme a figura abaixo:

Figura 2

Assim que finalizada a instalação, crie um novo arquivo (Cmd + N) e em seguida salve-o (Cmd +S) com a extensão azcli. Feito isso, comece a digitar um comando qualquer que o intellisense já vai estar funcionando, conforme nos mostra a figura 03 abaixo:

Figura 3

Como disse anteriormente neste artigo, o Azure CLI em conjunto com o Visual Studio Code se torna uma ferramenta extremamente valorosa para quem trabalha com Azure o dia todo.

Bom, espero que tenham gostado deste artigo, e até o próximo!

Obrigado.