DevSecOps

28 mai, 2010

Falando de Gerência de Projetos

Publicidade

Muito se fala na importância de uma boa gerência de projetos. Mas o que percebo é que nem sempre isso acontece na prática. Falaremos aqui de alguns dos principais conceitos dessa área de conhecimento, oferecendo um importante ferramental para o estudo e entendimento dos artigos que se seguirão.

Neste primeiro artigo, vamos definir Trabalho Operacional, Trabalho de Projeto, Projeto, Ciclo de Vida do Projeto e Ciclo de Vida do Produto, além de uma breve exposição histórica sobre a Gerência de Projeto.

Trabalho Operacional x Trabalho de Projeto

As organizações realizam trabalho para atingir um conjunto de objetivos. Esse trabalho dá suporte às operações da empresa e a mantém. Normalmente esse trabalho é de natureza operacional e possui duas características marcantes:

  • é contínuo
  • e produz serviços, produtos ou resultados repetitivos.

Tomando como exemplo uma montadora de automóveis, poderia se dizer que o trabalho principal da organização é montar o automóvel, ou seja, a linha de montagem é a principal atividade dentro da organização. É ela que funciona ininterruptamente e é estratégico para a empresa. A linha de montagem é um exemplo de trabalho de natureza operacional: é contínua e produz um resultado repetitivo.

Eventualmente surge um novo trabalho na empresa, de natureza diferente do trabalho operacional. Por exemplo:

  • desenvolvimento de um novo produto ou serviço,
  • instalação de produtos ou serviços,
  • desenvolvimento, aquisição ou aperfeiçoamento do sistema de informações de um departamento.

Esses trabalhos são marcados pela sua não continuidade e pela produção de um resultado exclusivo. Trabalhos dessa natureza são chamados de projetos.

Projeto é um esforço realizado em um período de tempo determinado (com data de início e fim) para produzir um resultado único. Seu início acontece na data estipulada no Termo de Abertura do Projeto e termina quando o cliente recebe o que foi acordado ou quando o projeto for cancelado. Deve produzir um resultado único, pois do contrário – se produzir algo que já existe -, possivelmente trata-se de um processo, uma linha de montagem ou de um trabalho operacional.

A Gerência de Projeto – breve histórico

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII no Reino Unido, além de alterar a forma como as empresas operavam, criou a necessidade de novas formas de administrar e gerenciá-las.

Frederick Taylor (1856-1915) foi um dos primeiros a utilizar uma abordagem científica na forma de administrar as organizações. Taylor mostrou que o trabalho pode ser mais bem controlado se dividido em partes menores e mais simples. Seu sócio, Henry Gantt (1861-1919), gerenciou a construção de um navio durante a II Guerra Mundial e, durante essa experiência, criou um gráfico de barras horizontais que representam atividades em seqüência dentro de um projeto. Esse gráfico ficou conhecido como Diagrama de Gantt e é utilizado até hoje com poucas alterações em relação à época de sua criação.

Após a II Guerra Mundial a complexidade dos projetos exigiu novas práticas gerenciais. Nos EUA, grandes projetos da marinha e da NASA, estimularam pesquisas acadêmicas e cientistas a abordarem a gerência de projetos. Em 1968, cinco profissionais na Filadélfia, nos EUA, se reuniram para estudar melhores práticas de gestão de projetos, e desses estudos, encontros e necessidades de divulgar e pesquisar a Gerência de Projetos surgiu o PMI (Project Management Institute). O PMI, hoje, é a maior instituição internacional em termos de Gerência de Projeto e em 1991 foi a primeira instituição internacional a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela ISO 9001.

O PMI propõe uma metodologia que divide o gerenciamento de projetos em grupos de processos, áreas de conhecimento e responsabilidade profissional e social.

Ciclos de vida

É preciso diferenciar o Ciclo de Vida do Projeto do Ciclo de Vida de Produto e atentar para o fato de que o Gerente de Projeto deve adotar uma metodologia para a Gerência do Projeto.

O Ciclo de Vida do Projeto se relaciona às diferentes fases por que passa cada projeto. Cada ramo de atividade possui um ciclo de vida diferente para seus projetos. Um ciclo de vida de projeto na construção civil poderia ser definido como:

  1. Análise de viabilidade
  2. Planejamento
  3. Design
  4. Produção
  5. Entrega
  6. Ativação. 

No desenvolvimento de software, poderíamos ter

  1. Análise de Requisitos
  2. Projeto Físico
  3. Projeto Lógico
  4. Desenvolvimento
  5. Testes
  6. Entrega

O Ciclo de Vida do Produto diz respeito às fases pelas quais um produto já pronto (um prédio ou um software, como citados anteriormente) passa desde sua criação até a sua desativação. É possível que, para gerenciar cada fase da vida do produto, seja necessária a criação de projetos. Veja a figura abaixo:

Outros Conceitos

Muitos outros conceitos fundamentais devem ser estudados para a formação de um conhecimento introdutório à Gerência de Projetos. Dentre eles pode-se citar:

  • restrições,
  • partes interessadas (stakeholders),
  • portfólio e programa,
  • estrutura organizacional do tipo matriz e
  • lições aprendidas.

Não foi minha pretensão, com este único texto, esgotar os conceitos principais. Ao longo de uma série de artigos, abordaremos a Gerência de Projetos fazendo referência e definindo conceitos necessários ao estudo.

Bibliografia

MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP; 6. ed. EUA : RMC Publications 2009.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Site oficial do PMI; http://www.pmi.org  Acessado em 10/05/2010.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos; 4. ed.  Pennsylvania, EUA : Project Management Institute 2008.

REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de Software e Sistemas de Informação; 2. ed.  Rio de Janeiro : Brasport 2002.

WIDEMAN, R. Max. The Project Management Institute. Project Management Journal. EUA, p. 30-35, jun, 1985.