DevSecOps

1 fev, 2008

ERP para small or middle business

Publicidade

Olá pessoal. Este é meu primeiro artigo na iMasters. E vou começar entrando num terreno arenoso… ERP: o sistema que integrará sua empresa. Make or buy? Fazer ou comprar? Esta é uma dúvida que passa na mente dos responsáveis pela TI nas pequenas e médias empresas, cuja alta administração requer unidade em seus processos. Qual seria a sua resposta?

Como os adolescentes costumam dizer, “depende”. Você, como um gestor da área de TI, tem que, antes de tudo, pensar como dono da empresa. A resposta da direção seria um mágico provérbio: “o que for mais barato e/ou mais fácil de administrar, essa tem que ser a escolha”.

Contratar uma empresa fornecedora de soluções pode causar a impressão de que sua área perdeu força. Essa sensação é mais aflorada em pequenas empresas que já possuam algumas aplicações desenvolvidas ‘in house’. Por outro lado, possuir um ERP de uma grande software house geralmente proporciona maior visibilidade interna e externa – naturalmente, se o projeto de implantação foi bem sucedido.

Estes são aspectos políticos. Vamos enumerar alguns aspectos técnicos:

Estes são alguns aspectos a serem considerados. Criar um ERP internamente terá ainda o custo de treinamento para funcionários e um ótimo planejamento para multiplicação de informações, uma vez que você nao poderá contar com “colaboradores vitalícios”. Na outra ponta, adquirir um ERP de fornecedores certamente o tornara dependente deste, uma vez que os processos são caixas pretas (conhecemos apenas as entradas e as saídas). Implementações requerem um esforço maior para desenvolvê-las (quando possível); o mais comum é a solicitação para a fornecedora (e la vem os custos).

Em contrato de compra de software, não podemos esquecer que, alem das licenças do produto, teremos ainda possíveis investimentos em hardware (o que tambem ocorre com desenvolvimento interno) e servicos, que serao os treinamentos e customizacoes para que a aplicacao seja mais a “cara da sua empresa”. Esta é uma etapa muito importante, para garantir que a aplicacao realmente atenda seu negocio e que as customizacoes sejam as necessárias, em tempo e custo muito bem definidos.

Se a linguagem de desenvolvimento for padrão de mercado (como .NET, C, Java, etc), sua equipe tera maior facilidade para realizar ajustes (desde que conheça mais profundamente o armazenamento e dinâmica dos dados em si). Grandes empresas de soluções, como SAP ou Microsiga possuem linguagens proprietárias. Ou seja, você tera que treinar seus funcionários para elas. Todos estes itens devem ser refletidos para sua decisão final.

Quer saber minha opinião? Se você possui orçamento, adquira um ERP de fornecedores. Você tera um custo maior para adaptar processos e treinar seu pessoal, mas esse investimento será recompensado. Esses ERP’s já possuem as principais regras da sua área de atuação. Apos a capacitação, sua equipe ficara focada cada vez mais em negócios, em busca de escalabilidade, aliando a TI aos planos da administração. Se você for implementar do zero, poderá se preocupar ate com cadastros triviais.

Uma outra dica: mostre a economia ganhada em processos e a garantia da qualidade das informações e rapidez das mesmas. A história, credibilidade e transparência de seu fornecedor também conta. Isso será muito atraente para ganhar de vez a confiança de seu sponsor.

Como escolher sua fornecedora de ERP? Esse será o tema do nosso próximo encontro.

Até mais.