DevSecOpsARTIGO

Dicas de utilitários para o seu computador – Parte II

No artigo de hoje continuo a relacionar alguns utilitários livres que, na minha opinião, podem ajudar bastante nas tarefas do dia-a-dia. Não tenho a intenção de eleger os melhores, pois o que pode ser uma excelente ferramenta para mim não o é para outros usuários. Na lista, tomei o cuidado de selecionar apenas utilitários compatíveis com o sistema operacional Windows e gratuitos, para não pesar no bolso de ninguém.

Vamos começar com a categoria de compressão de dados com dois bons utilitários. O 7-Zip (http://7-zip.org) é uma ferramenta em Software Livre que pode processar arquivos do tipo RAR , ZIP e CAB. Outro utilitário de compressão bem interessante é o Filzip (http://www.filzip.com/), este compatível com os formatos de compressão mais comuns no mercado. Todas as duas ferramentas já possuem versões em português.

Para quem quer maior segurança nas suas informações armazenadas a opção é o utilitário de encriptação TrueCrypt (http://www.truecrypt.org/). Este aplicativo pode criptografar um arquivo, ou até mesmo todo o disco rígido em tempo real, mesmo que você continue a incluir e remover arquivos do HD. Com o uso do assistente automatizado, que acompanha a ferramenta, a criação de um volume virtual criptografado fica bem simples.

Na categoria de utilitários para cuidar dos discos rígidos temos algumas opções. O Defraggler (http://www.defraggler.com/), uma ferramenta para desfragmentação do disco ou de um arquivo específico com o objetivo de melhorar a performance no acesso as informações. O SystemRescueCD (http://www.sysresccd.org) não é um utilitário e sim um CD cheio de ferramentas preparadas para a recuperação de discos ou partições que, por algum erro, deixaram de ser acessadas pelo computador. O SystemRescueCD com certeza pode te tirar de uma fria.

Se você precisa reinstalar o Windows e não sabe onde colocou dos CDs e DVDs de todos os drivers de periféricos como impressoras, placas de vídeo, etc, o DriverMax (http://www.innovative-sol.com/drivermax) pode tirar você deste “aperto”. Com este aplicativo você pode fazer um backup de todos os drivers instalados no Windows de seu computador e posteriormente recuperar todos os drivers rapidamente.

O leitor Cristiano Nascimento acompanha a coluna e deu uma dica interessante, o Foxit Reader (http://www.foxitsoftware.com). Um utilitário que substitui com louvor o pesado Adobe Reader. Boa sugestão. Obrigado Cristiano.

Lembre-se, esta lista é apenas uma sugestão de ferramentas. Se o seu utilitário preferido não está relacionado aqui não se preocupe, isto não é nenhum pecado. O importante é que ele atenda as suas necessidades. Aproveite e envie para nós o nome das suas ferramentas preferidas, quem sabe isto vai ser útil a outros leitores.

Se você ficou interessado em algum software é só fazer o download. Experimentar não faz mal a ninguém e você ainda vai conhecer outras ferramentas.

No próximo artigo vamos continuar a lista com mais alguns utilitários.

Um forte abraço e até a semana que vem!

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as publicações, programas de TV e de Rádio.

Ver perfil