DevSecOps

3 mai, 2018

Criando um Fluxo de Trabalho no Azure com o Logic Apps

Publicidade

Introdução

Nesse artigo vou mostrar a vocês como criar um Fluxo de Trabalho (Workflow) no Portal do Azure de maneira extremamente fácil e intuitiva utilizando o Azure Logic Apps.

O que é o Azure Logic Apps?

Azure Logic Apps foi desenvolvido para lhe ajudar a automatizar processos como fluxos de trabalho, permitindo integrar os mais diversos aplicativos e serviços utilizando uma infinidade de conectores (aproximadamente 200 conectores disponíveis).

Citando alguns exemplos, com o Azure Logic Apps você é capaz de:

  • Monitorar tweets de um determinado assunto
  • Monitorar um Blob Storage (veremos na prática mais adiante de como fazer isso)
  • Possiblidade de integrar seu SaaS a outros aplicativos

Como o Azure Logic Apps funciona?

Todo o fluxo de trabalho precisa que um evento ocorra para que ele inicie a sua sequência lógica. Cada vez que um evento ocorre, é disparado um “gatilho” no Logic Apps que, por sua vez, cria uma instância para que todo o fluxo seja executado.

Conforme dito acima, hoje temos aproximadamente 200 conectores disponíveis, e através deles podemos fazer as mais diversas ações, como por exemplo: inserir instruções condicionais, loops e etc.

Assim como as Azure Functions (se você perdeu meu ultimo artigo explicando sobre elas, clique aqui), ele faz parte do conjunto de ferramentas que o Azure disponibiliza para criar uma Arquitetura sem Servidor (Serverless Architecture). Vale lembrar também que você pode utilizar tanto o Portal do Azure quanto o Visual Studio 2017 para desenvolver.

Primeiramente, caso ainda não tenha uma subscription no Azure, será necessário criar uma (caso queira um passo-a-passo, clique aqui). Já com a nossa subscription em mãos, vamos acessar o Portal do Azure através do link: https://portal.azure.com e efetuar o nosso login.

Feito isso, vamos clicar em “Create a resource”, em seguida em “Enterprise integration” e depois em “Logic App” conforme figura abaixo:

Figura 1

Feito isso, vamos preencher as informações necessárias para criamos o nosso serviço do Logic Apps. Clique em “Create”, conforme a figura 2, abaixo:

Figura 2

Depois de criar o nosso recurso do Logic App, vamos criar agora um outro recurso chamado Storage. Para isso, clique em “Storage Accounts”, depois em “Add”, preencha os campos e então clique em “Create”, conforme a imagem abaixo (observe que utilizei o mesmo Resource Group do nosso Logic App):

Figura 3

Depois de criado o nosso Storage, vamos criar um Container de Blob para armazenamento de arquivos. Para fazer isso, clique sobre em “Storage” que acabamos de criar, depois em “Blob”, e em seguida em “Container”. Preencha o nome e clique em “Create” para chegar no mesmo ponto que mostra a figura 4, abaixo:

Figura 4

Agora, vamos finalmente criar o nosso Fluxo de Trabalho utilizando o Logic Apps. Para isso, vamos abrir nosso recurso de Logic Apps que criamos anteriormente, e dentro das opções de Templates vamos escolher a opção “Blank Logic App”, conforme a figura abaixo:

Figura 5

Feito isso, no campo “Search” vamos procurar por Blob Storage, então vamos selecionar a opção “Azure Blob Storage”, clicar em “Triggers” e chegaremos a uma tela igual a figura 6 abaixo:

Figura 6

Selecione a única Trigger disponível, e então vamos criar uma conexão entre o Logic Apps e o nosso Storage, conforme nos mostra a figura abaixo:

Figura 7

Depois, vamos selecionar o nosso Container e deixar a opção de verificação em 1 minuto, e logo em seguida clicaremos em “New step”, conforme na figura 8:

Figura 8

Feito isso, clicaremos novamente em “Add Action”, e depois em “Azure Blob Storage” novamente, porém, diferentemente da primeira vez, agora selecionaremos a opção “Action” e em seguida “Azure Blob Storage – Get Blob Content”, e uma nova tela se abrirá. Nela, colocaremos o nome do nosso Container, e depois clicaremos em “Add dynamic content” e vamos selecionar a opção “Display Name” para chegarmos no mesmo conteúdo que nos mostra a figura abaixo:

Figura 9

Agora, no último passo do nosso Fluxo de Trabalho, clicaremos em “New step” novamente, e dessa vez selecionaremos “Office 365 Outlook”, e nas opções de Action, escolheremos a opção “Office 365 Outlook – Send an E-mail” e ele nos pedirá para fazermos login com uma conta Office 365. Feito o login, você verá uma tela, conforme a figura 10:

Figura 10

E por fim, preencheremos os campos obrigatório colocando alguns conteúdos dinâmicos conforme nos mostra a figura abaixo:

Figura 11

Feito isso, vamos clicar em “Run” para iniciar nosso Fluxo de Trabalho. Agora vamos fazer o upload de um arquivo no nosso Container (sugiro fortemente abrir o Container em uma nova aba no browser e deixar na outra aba o Logic Apps aberto para facilitar a visualização dele funcionando), conforme nos mostra a figura 12:

Figura 12

Assim que o Upload terminar, volte rapidamente para a aba em que está o Logic Apps aberto e observe ele trabalhando até que ele finalize e te retorne o tempo de execução de cada passo, conforme a figura abaixo:

Figura 13

Feito isso, abra seu e-mail e observe que chegou um e-mail com o nome do arquivo e com seu conteúdo, conforme mostra a figura 14:

Figura 14

E com isso finalizamos nosso exemplo de como implementar um Fluxo de Trabalho com o Azure Logic Apps. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Obrigado.