DevSecOps

18 mai, 2016

Conheça o Adobe Animate CC

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Seja bem vindo!

O software de nome Adobe Flash® está oficialmente morto, assim como o software Adobe Edge Animate®. Agora temos o novíssimo Adobe Animate CC®, software rebatizado sobre o antigo Flash, algo que simula Flash + Edge Animate + JavaScript ao mesmo tempo.

A Apple acabou com o Flash Player tempos atrás (literalmente), restringindo o acesso a objetos Apple, como celulares e tablets (iPhone, iPad), porém, o novo software da Adobe permite a criação de praticamente 90% do antigo Adobe Flash visualmente sem utilizar nenhum código, e o melhor: exportando em HTML5 e com novidades!

O Adobe Animate é familiar a qualquer software de design, melhor ainda para quem já trabalhou com o Flash, já que sua interface é praticamente a mesma.

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Outra vantagem é que ainda podemos abrir e criar documentos Flash, já que o mesmo é indispensável para criação de arquivos para P2P, chats e streaming com o Adobe Flash Media Server.

Claro que ainda podemos criar classes e arquivos AIR para aplicações desktop e dispositivos móveis Android e iOS.

Infelizmente não podemos mais abrir arquivos Adobe Edge Animate neste novo software, então, nesse caso, não apague seu Edge Animate caso possua arquivos do tipo .an.

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Também existem mudanças caso escolha o alvo principal, HTML5 Canvas:

  • Exportação para a animação SVG
    Obs:  SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada.
  • Suporte de vídeo 4k+: vídeos de exportação com resoluções personalizadas para Ultra HD e Hi-DPI. Exportação com resolução personalizada – revitalizar conteúdo antigo redimensionando e otimizando-os para qualquer resolução, como Hi-DPI e Ultra HD.
  • Vector art brushes;
  • Onion skinning coloridos;
  • Canvas rotativos 360º;
  • Profunda integração com o Adobe Stock:

figura sem numero

  • Typekit e Google fonts;
  • Integração com bibliotecas compartilhadas.

A escolha do novo nome para o software também é fundamental para seu uso, já que agora o software exibe finalmente uma posição clara sobre sua finalidade. Os três tipos de animação (sem código) ainda estão disponíveis: Tween Motion, Classic Tween e Tweening Shape – basicamente, as opções são as mesmas do antigo Adobe Flash:

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Mas como programador, ainda aguardo uma documentação clara em relação aos códigos (atenção a opção Actions), já que em alguns momentos nem sempre é utilizado Javascritpt, e sim ActionScript, como é o caso da action gotoAndPlay:

this.meuObjeto.addEventListener("click", clica.bind(this));
function clica(){
	this.gotoAndPlay(5);
}

Para quem não programa, o painel Code Snippets é uma boa opção para não ter que memorizar ou digitar alguns códigos já que os mesmos já estão prontos:

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Para os mais experientes, também é possível brincar (programar), como, por exemplo, criar um texto dinâmico e aplicar um mini contador (exemplo abaixo):

var texto = new createjs.Text();
var num = 0;
this.addChild(texto);

function clica() {
	texto.text = "0";
	texto.x = 200;
	texto.y = 100;
	texto.color = "#ff7700";
	texto.font = "20px Arial";
	setInterval(function(){ 
		texto.text = String(num++);
	}, 100);
}
this.btn.addEventListener("click", clica.bind(this));

Aplicar animação via código também é possível:

this.btn1.addEventListener("click", clickH.bind(this));
this.btn2.addEventListener("click", clickH.bind(this));
this.btn3.addEventListener("click", clickH.bind(this));
this.btn4.addEventListener("click", clickH.bind(this));
function clickH(evento){
	if(e.currentTarget == this.btn1){
		createjs.Tween.get(this.conteudo).to({y:50}, 1000, createjs.Ease.elasticOut);
	}else if(e.currentTarget == this.btn2){
		createjs.Tween.get(this.conteudo).to({y:-50}, 1000, createjs.Ease.linear);
	}else if(e.currentTarget == this.btn3){
		createjs.Tween.get(this.conteudo).to({y:-150}, 1000, createjs.Ease.quadInOut);
	}else if(e.currentTarget == this.btn4){
		createjs.Tween.get(this.conteudo).to({y:-250}, 1000, createjs.Ease.quadOut);
	}
}

Mini Player de som:

this.btn1.addEventListener("click", playSound.bind(this));
this.btn2.addEventListener("click", playSound.bind(this));
this.btn3.addEventListener("click", playSound.bind(this));
this.btn4.addEventListener("click", playSound.bind(this));
this.btnStop.addEventListener("click", playSound.bind(this));
this.field.text = "Selena Gomez";
createjs.Sound.on("fileload", handleLoad);
createjs.Sound.registerSound("sounds/som.mp3", "soundID", 3);
var playing = false;
function playSound(e){
	playing = false;
	createjs.Sound.stop();

	if(!playing){
		if(e.currentTarget == this.btn1){
			createjs.Sound.registerSound("sounds/som.mp3", "soundID", 3);
			this.field.text = "Selena Gomez";
		}else if(e.currentTarget == this.btn2){
			createjs.Sound.registerSound("sounds/som2.mp3", "soundID", 3);
			this.field.text = "Paula Fernandes";
		}else if(e.currentTarget == this.btn3){
			createjs.Sound.registerSound("sounds/som3.mp3", "soundID", 3);
			this.field.text = "Shakira";
		}else if(e.currentTarget == this.btn4){
			createjs.Sound.registerSound("sounds/som4.mp3", "soundID", 3);
			this.field.text = "Moony";
		}else if(e.currentTarget == this.btnStop){
			this.field.text = "Stopped";
			return;
		}
		createjs.Sound.play("soundID");
		playing = true;
	}
}
function handleLoad(e) {
	playing = true;
	createjs.Sound.play("soundID");
}

Acredito que o melhor de tudo isso no Adobe Animate seja a “não” dependência de um plugin para animar e exibir no Browser.

Quanto às ferramentas, apenas um preview abaixo, a única não habilitada é a de 3D. Mesmo bones é possível utilizar:

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Ferramenta Bones:

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Para os designers, fontes deixaram de ser problema. Selecionando um texto dinâmico, temos acesso a web fonts:

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E para finalizar, nossos tipos de arquivo final (o fonte continua como .fla):

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O arquivo de tipo .OAM (Adobe Edge Animate Widget File), Widget Animado criado pelo Adobe Edge Animate, é um programa que usa HTML5, CSS e JavaScript, tecnologias utilizadas para criar conteúdo animado para Web; contém formas, imagens e outros conteúdos, bem como um cronograma para a execução da animação; pode ser criado através da publicação de um projeto Edge Animate (arquivo .an) também.

Adobe InDesign, Dreamweaver e Muse também abrem arquivos desse tipo que nada é, senão um .zip.

Finalizando o artigo, a melhor verdade de todas é que a Adobe conseguiu reviver um software que para os flasheiros já estava morto. E que para a felicidade de muitos, dá certo alivio na alma. Eu nunca deixei de abrir e programar no Flash, desde a versão 4. Fiquem ligados, designers e desenvolvedores, parece que muita coisa boa vem por aí.

Boa sorte para todos e que esse software reformulado realmente venha para ficar!