Se você é um usuário avançado do openSUSE Linux e quer ter em seu sistema as versões estáveis mais recentes dos softwares disponíveis, basta ativar o rolling release do Tumbleweed em seu openSUSE. Neste artigo, mostrarei como fazê-lo.
1. Ciclo de vida do openSUSE e o Projeto Tumbleweed
Ciclo de vida de um sistema operacional (SO), resumidamente, é o período em que uma dada versão (release) desse SO permanece ativa, isto é, enquanto o fabricante desenvolve e disponibiliza regularmente patches e updates para esse release.
A cada 8 meses, um novo release do openSUSE é lançado. Cada release tem um ciclo de vida de 18 meses (2R + 2 meses). Após encerrado o ciclo de vida de seu release do openSUSE, o usuário tem três opções:
a) configurar, caso esteja disponível, o suporte LTS (Long Term Support) do Evergreen em seu openSUSE, prolongando o seu ciclo de vida por, aproximadamente, mais 18 meses, totalizando um ciclo de vida de 3 anos para o release;
b) instalar a versão mais recente do openSUSE;
c) configurar o rolling release do Tumbleweed em seu openSUSE.
A opção a é a mais indicada para usuários que necessitam manter-se, pelo máximo tempo possível, em uma dada versão do openSUSE devido a softwares e/ou drivers específicos em utilização, como, por exemplo, softwares de virtualização como o Oracle VM VirtualBox.
A opção b é a mais praticada por usuários em geral do openSUSE e também de vários outros SO, como o MS-Windows. Porém, em ambientes corporativos, onde há muitos computadores (estações de trabalho), ou para usuários domésticos pouco experientes, esta opção se torna mais complexa.
A opção c, a qual abordarei neste artigo, é a mais vantajosa, sendo indicada para todos os usuários do openSUSE, exceto aqueles restritos à opção A.
O Tumbleweed é um projeto cujo objetivo é fornecer atualizações evolutivas constantes para o openSUSE, garantindo que o usuário receba, durante a atualização diária do sistema, as versões estáveis mais recentes dos softwares disponíveis. Com o Tumbleweed ativado, o usuário não necessitará atualizar o seu sistema a cada lançamento de uma nova versão do openSUSE e nem configurar o suporte LTS do Evergreen em seu sistema. É por isso que essa técnica de atualização evolutiva constante do sistema se chama rolling release (rolagem de versão, em português).
2. Contra-indicações – Quem não deve utilizar o Tumbleweed
O Tumbleweed não é indicado para usuários do openSUSE que utilizem:
- drivers gráficos proprietários;
- softwares de virtualização como o Oracle VM VirtualBox e o VMware.
A razão para essas contra-indicações é que, no momento, não há garantias de que esses softwares e drivers operem adequadamente com as novas versões do Kernel Linux disponibilizadas pelo Tumbleweed.
Importante! Para esses usuários, recomendo manter o seu release do openSUSE sempre atualizado pelo máximo tempo possível e, logo que os 18 meses do período de suporte oficial do release encerrar, ativar o suporte LTS (Long Term Support) do Evergreen, caso ele esteja disponível para o seu release. Por fim, quando estiver próximo o encerramento desse suporte estendido, testar um novo release do openSUSE, de preferência o atual e, caso tudo corra bem, atualizar o sistema para este release. Resumindo, recomendo que esses usuários sigam o ciclo de lançamentos e o suporte LTS do openSUSE.
3. Configuração do openSUSE para rolling release com o Tumbleweed
Para ativar o rolling release do Tumbleweed em seu openSUSE, remova os repositórios específicos de seu release e adicione e atualize os do Tumbleweed. Por fim, sincronize o seu openSUSE com o Tumbleweed. A seguir, detalharei esses procedimentos.
Importante! Antes de prosseguir, recomendo enfaticamente que você faça backup de seus dados.
3.1. Remoção dos repositórios específicos de seu release do openSUSE
Para remover os repositórios específicos de seu release do openSUSE, logue-se como root (su) e utilize a seguinte sequência de comandos:
Primeiramente, liste os repositórios atualmente configurados em seu sistema:
# zypper lr
Agora, com base na lista de repositórios gerada, remova somente os específicos de seu release. Em meu sistema, os repositórios a serem excluídos são os com ids 1, 2, 3, 4 e 5.
Atenção! Fique atento para os ids corretos em seu sistema.
# zypper rr <ids_repositórios>
Ex.: # zypper rr 1 2 3 4 5
Nota: Os ids devem ser separados por um único espaço entre em si.
3.2. Adição dos repositórios do Tumbleweed
Para adicionar os repositórios do Tumbleweed em seu openSUSE, ainda logado como root, utilize os seguintes comandos:
# zypper ar –refresh \
> http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Tumbleweed/standard/ \
> ‘Tumbleweed’
# zypper ar –refresh \
> http://download.opensuse.org/distribution/openSUSE-current/repo/oss/ \
> ‘openSUSE Current OSS’
# zypper ar –refresh \
> http://download.opensuse.org/distribution/openSUSE-current/repo/non-oss/ \
> ‘openSUSE Current non-OSS’
# zypper ar –refresh \
> http://download.opensuse.org/update/openSUSE-current/ \
> ‘openSUSE Current updates’
Verifique se os repositórios foram adicionados com sucesso utilizando o seguinte comando:
# zypper lr
3.3. Atualização dos repositórios do Tumbleweed
Após configurados, os repositórios do Tumbleweed deverão ser atualizados em seu sistema. Durante esse processo, serão obtidos os metadados dos pacotes disponíveis nos novos repositórios, os quais serão armazenados em cache no sistema. Para atualizar os repositórios do Tumbleweed, utilize o seguinte comando:
# zypper refresh
Nota: O gerenciador de pacotes Zypper perguntará se você aceita a chave do repositório do Tumbleweed. Responda s para aceitá permanentemente:
Se todos os procedimentos acima foram executados com sucesso, os repositórios do Tumbleweed já estão estão configurados em seu openSUSE. Agora, você já pode sincronizar o sistema para receber as versões estáveis mais recentes dos softwares disponíveis. Para tanto, prossiga com as instruções da próxima seção deste artigo.
4. Sincronização inicial do openSUSE com o Tumbleweed
O procedimento final é fazer a sincronização inicial do openSUSE com os repositórios do Tumbleweed para obter as versões estáveis mais recentes dos pacotes disponíveis. Note que esse processo poderá:
- instalar novos pacotes e remover alguns outros em seu sistema;
- levar um tempo razoável para ser concluído devido à quantidade de pacotes a serem atualizados e/ou instalados em seu sistema.
Importante! Salve todos os seus trabalhos antes de prosseguir e faça backup de seus dados, caso ainda não tenha feito.
Para fazer a sincronização inicial do openSUSE com o Tumbleweed, utilize o seguinte comando:
# zypper dup –l
Nota: O gerenciador de pacotes Zypper computará a atualização necessária, listará os pacotes que serão atualizados, instalados e removidos em seu sistema e solicitará a sua confirmação para prosseguir.
Após atualização do sistema, reinicie o computador utilizando o seguinte comando:
# shutdown -r now
Pronto! Se tudo correu bem, o seu openSUSE já está sincronizado com os repositórios do Tumbleweed e você já tem as versões estáveis mais recentes dos pacotes instalados em seu sistema. Você não precisará mais instalar a versão mais recente do openSUSE sempre que uma nova for lançada, a cada 8 meses, para ter as últimas versões de seus pacotes e os novos softwares que forem lançados.
Importante! Lembre-se de manter o seu sistema sempre atualizado!
5. Conclusão
Apesar da gratuidade, segurança e superioridade técnica dos sistemas operacionais GNU/Linux, a sua adoção, especialmente em ambientes corporativos, tem sido muito inviabilizada devido, dentre outros fatores, ao curto ciclo de vida da maciça maioria das distros livres atuais.
O openSUSE, por ser uma distro Linux completa, amigável e bastante popular, está no caminho certo ao disponibilizar o rolling release do Tumbleweed. Mas o ideal é que, em novas versões do openSUSE, o usuário possa ativar o Tumbleweed no Programa de Instalação (Setup) do SO e também posteriormente, através do YaST.
Por fim, friso que o rolling release do Tumbleweed não elimina a necessidade de suporte LTS para o openSUSE, pois como eu já mencionei neste artigo, há usuários que precisam permanecer com um release específico do openSUSE em produção pelo máximo tempo possível. Esse é o caso de usuários corporativos.