Muitos profissionais, principalmente aqueles que trabalham com Java EE em plataformas MS-Windows, têm algum tipo de dificuldade relacionada, principalmente, com a instalação e com configuração do ambiente de desenvolvimento Java EE em plataformas GNU/Linux. Tais dificuldades ocorrem devido ao fato de que boa parte desses profissionais conhecem muito pouco, ou mesmo não conhecem, os fundamentos de administração de sistemas GNU/Linux, principalmente em modo Shell.
Por isso, neste artigo, tentarei apresentar, de forma simples e prática, a instalação e a configuração do ambiente de desenvolvimento Java EE utilizando a IDE Eclipse e o servidor Apache Tomcat em sistemas GNU/Linux. Todas as técnicas aqui explanadas são aplicáveis a qualquer distro GNU/Linux que possua um desktop (ambiente gráfico) instalado.
Espero que este artigo seja útil a todos os interessados no assunto.
1. Requisitos de software
Os softwares básicos para desenvolvimento de aplicações Java EE (Enterprise Edition) utilizando a IDE Eclipse e o servidor Apache Tomcat em GNU/Linux, são os seguintes:
- Sistema operacional GNU/Linux
Ter o sistema operacional GNU/Linux instalado e configurado com um desktop (ambiente gráfico) como GNOME, KDE, Xfce, LXDE, ou equivalente. Porém, não é necessária a utilização de uma distro específica. Caso você não possua uma distro, escolha aquela que melhor atenda as suas necessidades.
Em DistroWatch.com, você poderá conhecer as principais características das principais distros GNU/Linux disponíveis, bem como os links para baixá-las.
- JDK – Java SE Development Kit
Para dar uma noção melhor sobre a obtenção, a instalação e a configuração do software JDK, não utilizarei o OpenJDK disponível para distros GNU/Linux. Portanto, vamos baixar, instalar e configurar o JDK padrão da Oracle (Sun Microsystems).
Baixe o pacote do JDK correspondente à arquitetura de sua distro GNU/Linux: Linux x86 – Self Extracting Installer ou Linux x64 – Self Extracting Installer.
- Eclipse IDE for Java EE Developers
Baixe o pacote do Eclipse correspondente à arquitetura de sua distro GNU/Linux: Linux 32-bit ou Linux 64-bit.
- Servidor Apache Tomcat
Baixe o pacote Core: tar.gz que é independente da arquitetura de sua distro GNU/Linux.
Após baixar os softwares acima, as etapas para a instalação e para a configuração do ambiente de desenvolvimento são as seguintes:
- Instalar o JDK e configurar as variáveis de ambiente JAVA_HOME, JRE_HOME, CLASSPATH e PATH
- Instalar o servidor Apache Tomcat e configurar a variável de ambiente CATALINA_HOME
- Instalar o Eclipse
- Reiniciar o sistema
- Testar o JDK e o servidor Apache Tomcat
- Configurar o servidor Apache Tomcat no Eclipse
2. Instalação do JDK e configuração das variáveis de ambiente JAVA_HOME, JRE_HOME, CLASSPATH e PATH
Após o download do software JDK, vá ao diretório em que ele foi baixado, adicione a permissão de execução ao arquivo do JDK e, em seguida, descompacte-o. Para fazer isso, abra um Shell (Terminal) do GNU/Linux e execute os seguinte comandos:
$ chmod u+x jdk-6u25-linux-i586.bin $ ./jdk-6u25-linux-i586.bin
Agora, mova o diretório descompactado do JDK para dentro do diretório /opt. Para fazer isso, ainda no Shell (Terminal) do GNU/Linux, logue-se como superusuário (su) e execute o seguinte comando:
# mv jdk1.6.0_25/ /opt
Para configurar as variáveis de ambiente JAVA_HOME, JRE_HOME, CLASSPATH e PATH, basta adicionar as seguintes linhas (exatamente como apresentadas) ao final do arquivo de configuração /etc/profile do GNU/Linux:
export JAVA_HOME=/opt/jdk1.6.0_25 export JRE_HOME=$JAVA_HOME/jre export CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/lib:$JRE_HOME/lib export PATH=$JAVA_HOME/bin:$JRE_HOME/bin:$PATH
Até aqui, pronto! O JDK está instalado e configurado em seu sistema GNU/Linux. Cabe, neste momento, reiniciar o sistema; porém, ainda não o faremos. Vamos para a próxima etapa.
3. Instalação do servidor Apache Tomcat e configuração da variável de ambiente CATALINA_HOME
Após o download do servidor Apache Tomcat, vá ao diretório em que ele foi baixado e descompacte-o. Para fazer isso, execute o seguinte comando no Shell (Terminal) do GNU/Linux:
$ tar -xzf apache-tomcat-7.0.14.tar.gz
Em seguida, mova o diretório descompactado do servidor Apache Tomcat para dentro do diretório /opt e adicione a permissão de execução a todos os scripts com a extensão .sh localizados dentro do diretório bin/ do diretório do servidor Apache Tomcat. Para fazer isso, ainda no Shell (Terminal) do GNU/Linux, logue-se como superusuário (su) e execute os seguintes comandos:
# mv apache-tomcat-7.0.14/ /opt # chmod u+x /opt/apache-tomcat-7.0.14/bin/*.sh
Para configurar a variável de ambiente CATALINA_HOME no GNU/Linux, basta adicionar a seguinte linha (exatamente como apresentada) ao final do arquivo de configuração /etc/profile do GNU/Linux:
export CATALINA_HOME=/opt/apache-tomcat-7.0.14
Pronto! Você já tem o servidor Apache Tomcat instalado e configurado em seu sistema GNU/Linux. Neste momento, também é necessário reiniciar o sistema, mas, ainda não o faremos. Vamos a mais uma etapa, após a qual o sistema deverá ser reiniciado.
4. Instalação do Eclipse
Após o download do Eclipse, vá ao diretório em que ele foi baixado e descompacte-o. Para fazer isso, execute o seguinte comando no Shell (Terminal) do GNU/Linux:
$ tar -xzf eclipse-jee-helios-SR2-linux-gtk.tar.gz
Em seguida, mova o diretório descompactado do Eclipse para dentro do diretório /opt. Para fazer isso, ainda no Shell (Terminal) do GNU/Linux, logue-se como superusuário (su) e execute o seguinte comando:
# mv eclipse/ /opt
Agora, crie, em sua Área de Trabalho, um atalho para execução do software Eclipse apontando para /opt/eclipse/eclipse:
Obs.: Note que, em meu sistema GNU/Linux, utilizo o desktop GNOME.
Pronto! Agora, reinicie o seu sistema GNU/Linux para que as variáveis de ambiente do JDK e do servidor Apache Tomcat entrem em vigor.
5. Testando o JDK e o servidor Apache Tomcat
Após o seu sistema GNU/Linux ser reiniciado, teste o JDK. Abra um Shell (Terminal) do GNU/Linux e execute o seguinte comando:
$ java -version
Você deverá obter a seguinte saída:
Para testar o servidor Apache Tomcat, inicie o serviço do mesmo. No Shell (Terminal) do GNU/Linux, execute o seguinte comando:
$ $CATALINA_HOME/bin/startup.sh
Deverá ser apresenta a seguinte saída:
Em seguida, abra o seu navegador web e acesse a página inicial do servidor Apache Tomcat. Se a página for corretamente apresentada, significa que o servidor Apache Tomcat está instalado e configurado adequadamente em seu sistema GNU/Linux. O endereço da página inicial do Apache Tomcat é:
http://localhost:8080/
Agora, feche essa página do servidor Apache Tomcat e pare o seu serviço. Para fazer isso, no Shell (Terminal) do GNU/Linux, execute o comando a seguir:
$ $CATALINA_HOME/bin/shutdown.sh
Com o JDK e o servidor Apache Tomcat instalados, configurados e testados com sucesso, podemos partir para a etapa final.
6. Configuração do servidor Apache Tomcat no Eclipse
Para configurar o ambiente de tempo de execução do servidor Apache Tomcat no Eclipse, siga os passos a seguir:
a) Abra o software Eclipse, aponte para o menu Window, na barra de menus. Em seguida, clique no item Preferences:
b) A janela Preferences será exibida. Nela, clique no botão Add:
c) A janela New Server Runtime Environment será exibida. Nela, expanda a pasta Apache e selecione a linha Apache Tomcat v7.0. Clique no botão Next:
d) No campo Tomcat installation directory, informe o diretório no qual foi instalado o servidor Apache Tomcat. Esse diretório é o mesmo definido pela variável de ambiente CATALINA_HOME; em nosso caso, é /opt/apache-tomcat-7.0.14. No campo JRE, selecione jdk1.6.0_25. Clique no botão Finish:
e) De volta à janela Preferences, deverá constar da lista de servidores o Apache Tomcat v7.0. Clique no botão OK:
Pronto! O servidor Apache Tomcat já está configurado no Eclipse. Você já poderá criar suas aplicações Java EE com Eclipse e Apache Tomcat em GNU/Linux!
7. Mantendo o Eclipse sempre atualizado
Para verificar a existência de atualizações para o software Eclipse, clique no item Check for Updates, do menu Help, na barra de menus do Eclipse, e siga as instruções apresentadas.
Até a próxima!