Tornou-se comum lermos notícias sobre ameaças digitais, vírus, invasões e atuações de grupos em ataques a servidores. Porém, apesar deste aumento, os investimentos em segurança da informação, em especial nas empresas de pequeno e médio porte, não sofrem alterações e isso aumenta a força destes crimes.
Algumas fontes de informação chegaram a calcular o custo total de quanto este mercado movimenta. A conclusão foi que os crimes digitais movimentam mais dinheiro do que tráfego de drogas.
Com todo este crescimento os especialistas afirmam que os crimes digitais deverão se tornar uma das grandes preocupações deste século.
O que dificulta o aumento da proteção, principalmente nas PME, é que ainda não é perceptível para um executivo o que ele precisa para proteger a sua empresa contra ameaças digitais e, principalmente, como conseguir agregar este “custo a mais” ao seu orçamento apertado.
No entanto, a maior parte das ameaças pode ser mitigada com ações simples como a aquisição e atualização de produtos simples de segurança, registro de senhas utilizando padrão considerado “forte” e em especial produtos de borda.
O mercado atual possui produtos, inclusive nacionais, capazes não só de trazer poderosos mecanismos de proteção digital, mas também de agregar funcionalidades e características que reduzem custo e aumentam a produtividade, sendo um grande empurrão para a aquisição. Existem soluções que agregam ainda o conceito tudo em um, capaz de tratar vários tipos de ameaças em um produto só, facilitando a administração e o custo de manutenção.
O produto que mais vem se destacando com este conceito é o UTM (Unified Thread Management) que em português seria “gestão unificada de ameaças”, que é considerado a segunda geração dos Firewalls, que tratam além das ameaças, bloqueios e controles tradicionais. Alguns fornecedores conseguem ir além, adicionando recursos que conseguem reduzir custo, facilitando a justificativa do investimento.
O que há muito tempo não era possível de imaginar, hoje é uma realidade no mercado que tem disponível solução completas, com redução de investimento ao mesmo tempo em que aumentam os benefícios. O futuro nos dirá se a aposta dos fabricantes está correta, neste ainda restrito mercado de empresas protegidas e preparadas para os crescentes ataques.