O termo marketing digital foi criado há alguns anos para designar uma nova forma de se relacionar e se comunicar com clientes e consumidores no crescente mercado da Internet. Porém, com a evolução da web, essa atividade vem se tornando cada vez mais complexa.
Para aplicar o marketing digital, um gestor ou empresário tem à sua disposição para promover seus produtos e serviços uma série de recursos: links patrocinados (adwords), redes de displays, otimização de sites (SEO), blogs, e-mail marketing, ações em redes sociais, e-commerce e programa de afiliados, só para citar as mais importantes. Cada um tem as suas próprias características e deve ser usado de acordo com o perfil do público-alvo e do segmento de cada empresa.
Além disso, é necessário ficar atento também às novidades e às tendências que chegam e se vão com enorme rapidez. Até pouco tempo atrás, a grande febre eram os sites de compras coletivas; hoje, vivemos o momento dos aplicativos (apps) para smartphones e tablets; e amanhã?
A adoção de uma metodologia tem por objetivo justamente estabelecer um processo estruturado para organizar o trabalho nesse nível de complexidade. Já existem diversos métodos nesse sentido, e um dos mais consistentes é a metodologia 8Ps. Elaborada pelo professor de pós-graduação da ESPM Conrado Adolpho, tem a grande vantagem de ter sido concebida com base na experiência prática e realidade do mercado brasileiro e se divide em oito passos (os 8Ps):
- Pesquisa: Conhecer o público-alvo da sua empresa e como inter(agir) com ele na Internet.
- Planejamento: Como elaborar um plano de ação, orçamento, equipe de trabalho e formas de avaliar os resultados através de um documento formalizado.
- Produção: Transformar o site em uma plataforma de negócios.
- Publicação: Desenvolver conteúdo de relevância para atrair consumidores e clientes.
- Promoção: Criar campanhas promocionais e divulgá-las nos diferentes canais disponíveis na web.
- Propagação: “Viralizar” as promoções de modo a aumentar exponencialmente o número de pessoas atingidas pela campanha.
- Personalização: Identificar as diferenças entre as necessidades de grupos de clientes e desenvolver ações promocionais e de comunicação personalizadas.
- Precisão: Mensurar a avaliar os resultados de acordo com indicadores de desempenho.
Ao todo, os 8 passos formam um ciclo que permite à empresa descobrir suas “verdades”: como agem seus consumidores, o que funciona e não funciona em seu mercado específico, um método para gerar e colocar em prática o conhecimento adquirido. Não estabelece fórmulas, mas mostra o passo a passo para definir as suas prioridades na internet. Os interessados em conhecer mais detalhes sobre a metodologia podem consultar o livro “Os 8Ps do Marketing Digital”, publicado pela editora Novatec.