Design & UX

1 out, 2013

Ter um CAPTCHA está matando sua taxa de conversão

Publicidade

SEOs podem ocasionalmente ser culpados de se concentrarem apenas nas seguintes coisas:

  1. Links
  2. Rankings
  3. Animais fofinhos e divertidos que o Google continua liberando de seu zoológico algorítmico

Muitas vezes ouvimos o murmúrio de que a experiência do usuário não é realmente o nosso problema. Estamos todos três pontos acima. No entanto, à medida que o trabalho de SEO continua se tornando mais amplo, exigindo um maior número de conjuntos de habilidades, eu acho que a experiência do usuário é algo com que todos nós podemos trabalhar. Além disso, se concentrarmos um pouco de nossa energia nisso, vamos acabar com usuários muito mais felizes, o que por sua vez vai resultar em conversões mais elevadas.

Existem várias maneiras de trabalhar para melhorar a experiência do usuário e, claro, a otimização de taxa de conversão também desempenha um papel nisso. Hoje, eu quero focar em uma parte específica da experiência do usuário – CAPTCHAs (Testes de Turing públicos, totalmente automatizados, para diferenciar computadores e humanos) – e por que eu acho que eles são péssimos.

CAPTCHAs fazem perguntas frustrantes

Quando você encontra um CAPTCHA , a seguinte pergunta está sendo feita a você : Você é um robô? É como perguntar a um cliente que está prestes a entrar em uma loja física: “Você é um ladrão?” antes de permitir que eles entrem. Então, nós costumávamos inundar nossos usuários com essas “perguntas”:

captcha 1

E, a partir disso, mudamos agora para o seguinte:

captcha 2

Literalmente, cada vez que vejo um dos itens acima, desejo que isto estivesse em uma parede próxima:

captcha 3(bata a cabeça aqui)

CAPTCHAs agem como uma barreira entre você e seus clientes

Em 2009, Casey Henry escreveu um ótimo artigo sobre o efeito do CAPTCHA em taxas de conversão. Ele destacou o fato de que, com o CAPTCHA desligado, a taxa de conversão de uma empresa aumentaria em até 3,2 %. É importante notar que o tipo de CAPTCHA utilizado nesse teste foi baseado no formato mais tradicional da palavra. E 3,2% é um ganho potencial muito grande para um monte de empresas.

captcha 4

CAPTCHAs não são uma solução, são um problema

No início de 2013, foi anunciado que a Ticketmaster finalmente havia abandonado seus CAPTCHAs tradicionais. A Ticketmaster prosseguiu com um sistema alternativo de SolveMedia. O sistema oferece aos usuários uma imagem ou vídeo, e ele então terá que escrever uma frase associada a essa imagem. Na versão em vídeo do produto, uma frase descritiva aparecerá, e o usuário então tem que copiá-la em uma caixa abaixo. Se ele não está disposto a fazer isso, precisa assistir ao vídeo durante um determinado período de tempo (similar à publicidade YouTube) antes de continuar.

captcha 5

Agora, as empresas estão produzindo variações de produtos inovadores destinados a nos ajudar a impedir o spam de chegar às nossas caixas de entrada. Muitos produtos afirmam que visam a melhorar a experiência do usuário, tornando isso mais fácil para os seres humanos. Eles vêm em vários estilos, desde a conclusão de uma simples soma aos CAPTCHAs baseados em imagens ou mesmo gameficação (como Are You Human).

No entanto, todas essas “soluções” criam o mesmo problema. Eu, o usuário, estou tentando concluir uma compra, preencher um formulário ou até mesmo enviar um comentário. E você, o site, continua colocando essa barreira tecnológica frustrante entre mim e meu objetivo, para que você tenha que selecionar entre alguns itens de spam.

Outra grande preocupação é que esses produtos não sejam particularmente amigáveis para aqueles que são cegos ou têm alguma deficiência visual. Alguns simplesmente oferecem os mesmos CAPTCHAs de áudio (e problemas) que temos experimentado “desde sempre”.

CAPTCHA é construído para a publicidade, não para usuários

Pra mim, a principal diferença com produtos baseados em imagem, tais como SolveMedia e Minteye é que eles parecem agir como mais uma oportunidade para empurrar um anúncio na frente dos usuários. Em alguns casos, eles forçam você a assistir a um anúncio apenas para avançar para a próxima página.

Os usuários não querem ver anúncios, mesmo quando eles são “sutilmente” colocados em uma página lindamente projetada. No entanto, cada vez mais estamos nos afastando da opção de dar ao usuário uma escolha sobre a exibição de um anúncio para o ponto em que anúncios são forçadas sobre eles (como acontece no YouTube).

Então, as pessoas devem driblar CAPTCHA, certo?

Apesar das estatísticas como as compartilhadas por Casey Henry, o fato é que o uso de CAPTCHA está realmente aumentando. Talvez para muitos webmasters ele apenas se tornou uma prática comum, quase a norma. Afinal de contas, é uma solução rápida que significa que nós, como webmasters, já não temos que nos preocupar sobre lidar com spam.

Estatísticas de uso do Drupal mostram que eles só têm cerca de 200 mil pessoas usando uma de suas variantes de CAPTCHA. Essa é uma barreira para uma experiência de usuário mais completa, que não vai embora tão cedo.

captcha 6

“CAPTCHAs são projetados para ser fáceis para os humanos, mas difíceis para as máquinas”

… de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford (pdf) sobre o uso de CAPTCHA por seres humanos. No entanto, testando mais de 1.100 pessoas, reunindo 11.800 pesquisas concluídas e estudar amostras de 14 milhões de valor de uma semana de dados do eBay, eles revelaram o quão CAPTCHA tornou-se difícil para os seres humanos.

O estudo mostrou que em média:

  • CAPTCHAs visuais levam 9,8 segundos para serem completados
  • CAPTCHAs em áudio demoram muito mais tempo (28.4 segundos) para serem ouvidos e resolvidos
  • CAPTCHA de áudio tem uma taxa de desistência de 50%
  • Apenas em 71 % das vezes 3 usuários concordam com a tradução de um CAPTCHA
  • Apenas em 31,2% das vezes 3 usuários concordam com a tradução de um CAPTCHA em áudio

Com cerca de 1% do público usando atualmente CAPTCHA em áudio, esse é potencialmente um enorme mercado a perder.

Então, qual é a solução?

Há hora e lugar para CAPTCHA. Em alguns locais, pode ser inevitável. No entanto, qualquer solução que seja extremamente eficaz torna-se rapidamente muito utilizada e, como tal , torna-se um alvo para hackers.

Já existem algumas soluções muito simples, que vão ajudar a reduzir a quantidade de spam que você recebe, mas não vão interferir na sua experiência do usuário.

Akismet

Akismet fornece uma defesa eficaz, que não tem impacto sobre seus usuários. Ele vem como uma variedade de plugins e é geralmente fácil de implementar em seu site. Akismet monitora milhões de sites, constantemente aprendendo novos métodos para vencer o spam de comentários.

A técnica honeypot

Essencialmente, a técnica honeypot é usada para esconder um campo em um formulário do usuário. Se esse campo é então preenchido, as chances são muito altas de isso ser feito por uma máquina. A principal desvantagem desse método é que o formulário pode ser preenchido acidentalmente por um usuário com deficiência visual. Portanto, ele pode ser útil também para rotular o campo com algo como: “Se você é humano, não preencha este campo.”

Nós ainda temos o problema de que tudo o que fazemos para garantir que um usuário não preencha o formulário, um script malicioso pode executar suas próprias interpretações, aprendendo que rótulos significam que um campo deve ser deixado em paz.

No entanto, a principal vantagem desse método é que o usuário não está sendo punido por ter sido convidado a completar algo que é irrelevante para suas ações.

É o momento de você abandonar o seu CAPTCHA?

Eu acho que nós precisamos focar no que cria uma experiência melhor para os usuários, fazendo-nos as seguintes perguntas:

  • A quantidade de spam que você está recebendo realmente vale perder conversões?
  • Se a resposta for sim, o seu CAPTCHA é amigável para todos os usuários, inclusive para aqueles que são deficientes visuais?
  • CAPTCHAs são para robôs, não para seres humanos. Infelizmente, tudo o que uma pessoa pode codificar para tentar evitar os robôs de entrarem em um site é algo que o outro pode encontrar um caminho. A verdadeira consideração é: estamos apenas empurrando o problema com spam para os nossos clientes?

No final das contas, CAPTCHAs levam a uma experiência negativa em nossos sites. Eles frustram os usuários, prejudicam as taxas de conversão, e não são particularmente amigáveis para usuários com deficiência visual. Acima de tudo, estão mudando o nosso problema para os nossos usuários. Isso definitivamente não é certo. Livrar-se de CAPTCHAs não só irá melhorar a experiência dos nossos usuários, mas também irá melhorar a web como um todo. Esse deve ser o começo do final do CAPTCHA. Se você tem um CAPTCHA, peço-lhe para removê-lo agora!

O que você acha?

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/having-a-captcha-is-killing-your-conversion-rate