Design & UX

28 ago, 2009

Quer um Corpo de Água?

Publicidade

Sim, sim… O título está correto, não quis dizer copo e sim corpo mesmo. Leia o tutorial e realize este excelente efeito.

1. Abra a imagem desejada.

2. Com a ferramenta Path, selecione todo o corpo, exceto mãos e cabeça.

3. Pressione Ctrl+Enter para selecionar o path concluído e depois copie e cole em um novo documento ou nova layer se preferir trabalhar no mesmo arquivo.

4. Utilize, se desejar, um fundo que combine com a imagem. Neste caso foi utilizada uma textura com degrade.

5. Agora é hora de procurar imagens de água, de preferência as tiradas com câmeras de alta velocidade.

Encontrá-las não é difícil. Basta procurar nos sites que oferecem fotos gratuitas. Indico aqui dois deles: http://www.sxc.hu/ e http://www.photogen.com/ .

6. Em seguida, corte na parte da imagem que você queira descartar.

7. Abra a paleta Channels e localize o canal de cor com o melhor contraste entre a água e o fundo. Duplique este canal e deixe o restante invisível.

8. Vá para a Image > Adjustments > Curves. Trabalhe bem o contraste de modo que a água fique o mais destacada possível do fundo.

9. Agora dê um Ctrl+Clique sobre o canal duplicado para selecionar a água.

10. Agora selecione o canal RGB clicando sobre o mesmo na miniatura e vá para a paleta Layers. Clique em Ctrl+J para copiar a seleção para uma nova camada. Após fazer isso, arraste a cópia para seu arquivo de trabalho.

11. Como você pode ver, a água está transparente. Vou utilizá-la no lado direito. Basta redimensionar para que fique adequada.

12. A imagem precisa de alguns retoques. Vamos criar uma máscara de camada para este “splash” e apagar as partes de que não precisamos.

13. Agora vamos aumentar um pouco a base do “splash” que fará o papel de braço. Para fazer isso, apenas duplique o “splash”, deixe somente sua base e duplique outras vezes para alongar o braço, conforme figura abaixo:

14. Em seguida, mescle as camadas da água e trabalhe com o Color Balance até obter uma tonalidade branca/transparente.

15. Faça a outra mão. Use a mesma técnica e os mesmos passos. Você decide se deseja usar a mesma imagem. Isso depende da foto que tiver.

16. É hora de fazer a água que sairá da parte de baixo da camisa. Não use apenas uma imagem, busque várias para melhor compor o efeito. Utilize a mesma técnica das mãos.

17. Agora é a vez das pernas. Continue com a mesma técnica. Abaixo, sequência de cada etapa. Primeiro a perna esquerda.


18. Agora, a perna direita. Utilizei as mesmas imagens que compuseram a esquerda.

19. Agora é a vez da cabeça. As imagens utilizadas foram apenas de água, nada de efeito 3D. No caso da cabeça, encontrei uma simples imagem de uma bexiga (ou balão) tirada no momento em que era furada.

20. Se chegou até aqui, parabéns! Você conseguiu fazer o efeito. Na próxima e derradeira imagem, dei apenas alguns retoques: um pouco de água atrás do homem.

É isso.
Até a próxima!