Olá Pessoal. Hoje estudaremos como criar o material que simula areia de praia, deserto, dentre outros. Para isso será necessário a utilização do render vray (qualquer versão) que pode ser encontrado no site do seu fabricante: Chaos Group.
1º Passo
Abra o editor de materiais (tecla “M”) e selecione um slot vazio. Feito isso, clique no botão Get Material e selecione a opção VrayMtl.
2º Passo
Agora vamos configurar o nosso material para simular a aparência de areia. Na aba “Maps”, selecione, no canal “Diffuse”, um mapa Cellular.
3º Passo
Após selecionar o Cellular, configure os parâmetros seguindo a imagem abaixo.
Obs. Só é necessário modificar as cores. Não precisa desmarcar nenhum parâmetro.
4º Passo
Volte um nível do seu material clicando na seta “Go to Parent”, a seta de voltar e, dessa vez, selecione o canal Bump – mapa Noise.
5º Passo
Nas opções do mapa “Noise”, marque na aba “Noise Parameters” a opção “Turbulence”. Altere o size para 12 e os levels para 1,5.
Obs. Você pode alterar os valores do size e levels de acordo com a sua necessidade.
Alguns exemplos do uso do material areia:
Muito obrigado e até a próxima!