Design & UX

26 nov, 2008

Fazendo vidro com o Metal Ray

Publicidade

Olá, amigos. Vamos estudar melhor um material muito usado e fácil de configurar! Veremos como criar um vidro no Metal Ray.

01. Inicialmente, vá na aba de materiais, (Letra – M),

Selecione um slot vazio e ative o background para visualizar melhor seu vidro.

02. Em Shader Basic Paramaters marque a opção Mult-Layer e depois 2-sided.

03. Em Mult-Layer Parameters,Configure >> Diffuse: R:125 G:220 B:237,Self-Illumination: R:10: G:0 B: 100.

04. Vá em Extended Parameters e configure AMT para 100.

05. Na etapa final, desça e vá em Maps e ative Reflection / Refraction configurando para

30 e 70 respectivamente.

Obs.: Reflection é o índice refleção do objeto. O vidro reflete aquilo que está a sua volta, mas não em sua totalidade (menos o espelho).

Obs².:Refraction é o índice de Refração do objeto: capacidade que a luz tem de atravessá-lo; vidros trasparentes absorvem a luz.

Obs³: Os índices formam uma balança de 100%. No caso foi usado 30/100.

06. Ponha um Raytrace no Refraction ; suba para o maps.

07. Em Reflection ative Falloff e ponha um Raytrace no Slot branco do falloff.

08. Pronto! Seu vidro já está criado. Basta aplicá-lo a um objeto na cena e renderizar!

Não se esqueça de ativar o Mental ray.

Aperte o F10 vá na aba Common / Assign Renderer, clique no quadradinho Production / Choose Reenderer e marque >> Mental Ray.

No meu caso, usei um copo que será o próximo artigo… Copo com Modifier Lathe.

That´s all Folks!

Link para o material.