Design & UX

15 mai, 2007

Briefing, Execução e Layout Final – Parte 02

Publicidade

Olá Pessoal. Continuaremos conversando sobre o processo de execução dentro de uma agência de publicidade. Segue mais um bom exemplo.

Job nº 02

Cliente: ISCOM – Curso para Assessoria de Imprensa

Agência: Effetiva – www.agenciaeffetiva.com.br

Designer/Dir. de Arte: Gustavo Seeling www.fotolog.com/gustavoseeling

Pré-Briefing: Elaborar uma imagem, de mídia impressa ou online, para divulgação de um curso de assessoria de imprensa que atinja todos os segmentos da comunicação.

Brainstorm: O ISCOM é um curso direcionado a profissionais da imprensa e comunicação em geral. O desafio maior desse “job” é atingir todos os segmentos de forma que todos se identifiquem com o curso e queiram buscar mais informações.

A solução encontrada foi de que o layout deveria conter imagens dos principais meios de comunicação da imprensa: televisão, rádio, internet e impressos, tudo de forma integrada, sem dar destaque a algum segmento em específico.

A mensagem “subliminar” do profissional de imprenssa em si deveria estar presente também, mas de forma conjunta, sem agredir, somando-se ao layout.

Vamos à execução do “Brainstorm”.

Captação de Imagens

Após longa pesquisa nos banco de imagens pela internet, selecionamos as seguintes imagens:

Execução

Vamos aos primeiros detalhes do layout. Optei por tons “magenta” e avermelhados por ser um tom vivo e descreto ao mesmo tempo.

O primeiro passo foi escanear um pedaço de jornal qualquer. No final ele irá ficar oculto e apenas complementando o layout. Lembro que o Designer deve ter em mente um “esboço” de como o layout ficará no final.

Após texturização e alguns efeitos de máscara no Photoshop CS2, chegamos a este “fundo”:

Bom, imagem de fundo definida vamos às composições.

Após um monte de recortes, tratamento de imagem utilizando alguns filtros, texturização e sombreamento, muito tempo quebrando a cabeça (foi difícil mesmo), aí está a composição final:

Nessa composição, o destaque fica para o profissional que está com a comunicação “na cabeça” literalmente. A integração com os principais veículos de comunicação está explícita. A texturização utilizada no “profissional” associa-se ao tom sépia avermelhado do fundo da peça.

Definimos fundo e composição. Como o objetivo é promover o curso, falta inserirmos as informações sobre o evento como data, horário, etc.

Como complemento e para dar maior destaque as informações, escolhi uma fonte “serifada” e ao mesmo tempo suave, que não agredisse muito. A tipografia é de suma importância para transmitir o que realmente queremos, o designer deve desprender boa parte de seu tempo na pesquisa de utilização da melhor tipografia.

Aí está o layout finalizado. Vou dizer, com sinceridade, que gostei muito do resultado final deste trabalho e que as coisas demandam tempo e principalmente pesquisa. Algumas referências foram utilizadas, a definição da tipografia, os elementos de apoio ao layout, tudo integrado e harmonioso. Design é arte, sobretudo.

Conforme havia citado no “Job” anterior, vou postar links dos principais estúdios de design do mundo, e hoje segue um deles:

http://www.2advanced.com – essa produtora, na minha concepção, é uma das melhores da atualidade. Eles produzem desde peças gráficas a tratamento de imagens para os principais games do mundo. No bom português, os caras são muito bons. Divirtam-se.

Abraço e até a próxima.