Artigo feito em colaboração com George Villasboas*
Pergunte a qualquer desenvolvedor Apple de norte a sul do País sobre a qualidade dos eventos focados em desenvolvimento de aplicativos para iOS e OSX no Brasil, e as respostas serão sempre muito parecidas: “são de baixa qualidade”, “evento bom é evento no exterior”, “só para iniciantes…”, e até mesmo “existe evento para desenvolvedor Apple no Brasil?”.
Estas também eram nossas respostas há um tempo. Foi quando participamos, em 2011, de um evento local do CocoaHeads da cidade de Palo Alto, nos Estados Unidos, e vimos que eventos de qualidade não precisam ser realizados em estruturas gigantes, uma vez ao ano, com uma logística e custos que assustam qualquer organizador (e patrocinadores). Ao contrário. São espaços fornecidos por empresas ou universidades, com palestras técnicas de qualidade e uma audiência que está lá para conversar, aprender e ensinar.
Imediatamente vimos que esse era o modelo que estavamos buscando para a comunidade brasileira de desenvolvedores Apple.
O que é o CocoaHeads?
O CocoaHeads é uma comunidade formada por pessoas que possuem a mesma paixão: desenvolvimento iOS e OSX. Ela existe desde a década de 70 e foi ganhando o mundo. Hoje está presente em todos os continentes em mais de 100 cidades (também conhecidos como chapters CocoaHeads – ou “capítulos CocoaHeads”, em português).
Os eventos são periódicos, sendo que em alguns chapters chegam a ser semanais, e podem acontecer em diversos formatos, como as CocoaTalks, que são rodadas de palestras técnicas com palestrantes locais e/ou convidados; as Drinkups, encontros mais informais em bares ou restaurantes com um mix de código, Apple, bebidas e comidas; e os Hackathons, em que um ou mais chapters se reúnem para desenvolver alguma solução que geralmente resulta em um novo app nas lojas de aplicativos da Apple.
O CocoaHeads no Brasil
O CocoaHeads Brasil é primeira iniciativa do grupo em toda América Latina e está crescendo por todo o País. Em menos de seis meses, já são quatro chapters ativos: Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo, com outros seis já organizando seus primeiros eventos – Aracajú, Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Maceió e Salvador. Até o fim de 2014, pretendemos estar em mais 15 cidades brasileiras.
No Brasil, criamos um modelo diferente dos adotados em outros CocoaHeads pelo mundo. Enquanto nos Estados Unidos e na Europa cada chapter é independente e isolado, optamos por criar um hub central, no qual os chapters locais estão ligados ao CocoaHeads Brasil. Esse modelo está fazendo com que os chapters crescam em conjunto, compartilhando entre si experiências, recursos, projetos e melhorias, fortalecendo a comunidade como um todo.
Os encontros brasileiros são mensais e geralmente acontecem simultaneamente em todos os chapters, na segunda quinta-feira de cada mês. A participação nesses eventos é gratuita, e o desenvolvedor pode obter mais informações sobre locais e datas no cocoaheads.com.br.
Projetos atuais e planos para o futuro
O objetivo do CocoaHeads é fazer com que a comunidade de desenvolvedores Apple converse, troque experiências e boas práticas. Queremos que os desenvolvedores se fortaleçam tecnicamente e se agrupem para criarem as próximas startups do momento.
Nesse sentido, estamos com algumas iniciativas inéditas em nosso país, como o projeto de pesquisa que visa a traçar o perfil atual do desenvolvedor mobile brasileiro – um questionário focado no desenvolvedor de qualquer plataforma que será usado para conhecer o profissional e traçarmos estratégias para esse público. Interessados em participar da pesquisa podem acessar o website do CocoaHeads Brasil e preencher o questionário.
Estamos também com projetos para atrair mulheres para o mundo do desenvolvimento, hoje dominado por homens, além de iniciativas focadas em desenvolvedores iniciantes e de outras plataformas interessados em iniciar uma carreira como desenvolvedor Apple.
Como levar o CocoaHeads para sua cidade
Se sua cidade ainda não possui um chapter CocoaHeads e você deseja ser um chapter leader local, entre em contato conosco pelo email chapters@cocoaheads.com.br. Daremos todo o suporte com transferência de know-how para que novos chapters se formem e tornem-se produtivos e saudáveis.
Onde nos encontrar?
A melhor maneira de nos encontrar é pelo nosso site, local onde todas informações sobre o CocoaHeads Brasil são centralizadas, incluindo os vídeos das palestras de nossos eventos em todo o país. Estamos presentes também nas principais redes sociais. Entre em contato conosco e participe da maior comunidade de desenvolvedores iOS e OSX do Brasil.
***
Acompanhe o Cocoa Heads e participe!
- http://www.cocoaheads.com.br/
- https://twitter.com/CocoaHeadsBR
- https://facebook.com/CocoaHeadsBrasil/
- https://github.com/cocoaheadsbr/
———
*George Villasboas – é integrador do movimento CocoaHeads no Brasil e sonha em ver a comunidade brasileira de desenvolvedores ganhando o mundo. Engenheiro, web developer desde 1997 e iOS developer desde 2010. Participou de projetos de mobilidade para diversas empresas listadas na Fortune 500 e coautor de títulos promovidos pela Apple em diversas AppStores. @ghvillasboas | http://lnkd.in/bwzXVTk | contato@cocoaheads.com.br.
***
Artigo publicado na Revista iMasters. Você pode assinar a Revista e receber as edições impressas em casa, saiba mais.