Desenvolvimento

20 abr, 2010

Redes Sociais segmentadas funcionam?

Publicidade

Olá,
PessoALL!

Como
estamos?

O conceito
de Redes Sociais de Nicho, ou Segmentadas, é familiar para todo mundo aqui? Bom, não custa nada
gastar uma linha com uma definição rápida:

Redes
Sociais de Nicho são formas de representação dos relacionamentos entre seres
e/ou grupos que tenham interesses bem específicos.

Pois bem.
As Redes Sociais de Nicho podem parecer muito bizarras. Imagine uma rede de
donos de cães chihuahua do Estado de São Paulo; ela realmente não fará sentido
para você que não tem e/ou não gosta de cachorrinhos desta raça. Mas, acredite,
ela é um prato cheio para companhias paulistas especializadas em ração para
cães de porte pequeno.

Tamanho não
é documento, e isso serve para redes sociais de nicho também.

Outro
obstáculo é o medo. Muitas empresas hoje olham para Facebook, MySpace,
Linkedin, e pensam: “Só se eu fosse maluco me atreveria a criar uma rede
social específica para meu público. Seríamos esmagados”.

Não é bem
por aí e eu tentarei explicar os porquês.

Benefícios,
vantagens e importância das Redes Sociais de Nicho:

  • Conectam pessoas que geralmente não se conhecem. Nas Redes de Massa
    (a.k.a Orkut e Facebook), o comum é adicionar o amigo da escola, da faculdade, do trabalho, da academia, da
    vizinhança… Nas redes de nicho, pessoas se conectam porque têm interesses
    comuns, permitindo que se desenvolva um relacionamento offline. Já ouviram a
    máxima “Internet: aproxima quem está longe e afasta quem está perto”? Acho que
    nesse contexto poderíamos falar “Redes de Nicho: aproximam quem está longe.
    Redes de Massa: afastam quem está perto”.
  • Alcançam audiências interessadas, desenvolvendo sinapses online
    inteligentes.
  • Agregam conversações relevantes que não dão espaço para o famigerado “Oi te achei
    muito lindo(a), me add”.
  • Nicho não significa 3 pessoas. Um nicho pode ser bem populoso, ele
    somente não se enquadra nos merchans do Faustão e do Milton Neves.

Visto isso,
alguns passos básicos devem ser seguidos no momento de concepção de uma Rede
Social de Nicho:

  1. Engajar: Construir um relacionamento
    não se faz do dia para a noite. Disponha de tempo e repertório para lidar com
    sua comunidade.
  2. Ouvir e ser ouvido: Fale, mas também
    escute. Afinal, você criou uma rede para conhecer mais sobre os hábitos e
    necessidades dos participantes.
  3. Focar na comunidade e não na
    ferramenta
    : descubra o que é mais útil e acessível para seu nicho. Está perdido
    e quer uma dica: as comunidades Ning são suficientes na maioria dos casos.
  4. E agora, sim, a perfurmaria: depois
    de cumprir todos os passos acima, lembre-se de que o objetivo é conectar pessoas.
    Crie plataformas wiki, chats, fóruns, comunidades, álbum de fotos, canais de
    vídeos…

Ok. Até
agora fizemos comparações e suposições. Escolhi um exemplo do mundo real que me
agradou bastante e me convenceu como um bom modelo a ser seguido. A IBM possui
uma rede social voltada exclusivamente para Desenvolvedores, de todo o mundo, inclusive aqui do Brasil. Estamos
falando da DeveloperWorks.

 

A DW é uma
plataforma que agrega uma série de recursos para os profissionais que a
integram. Ao criar o seu perfil, você tem acesso a:

  • Grupos
  • Blogs
  • Artigos
  • Downloads
  • Wikis
  • Fóruns
  • Podcasts/Webcasts
  • Faqs e Biblioteca técnica
  • Códigos
  • Newsletters
  • E mais.

Além disso,
a rede promove concursos para seus membros e o melhor: ao participar, você
entra na mira na IBM, que monitora toda a atividade da rede.

Todo mundo ganha

Para
resumir, posso afirmar categoricamente que com redes sociais de nicho, todo
mundo sai ganhando:

  • o participante,
    que encontrou um lugar que agrega pessoas semelhantes;
  • o “Dono” da rede, que gera tráfego qualificado e que pode ganhar um bom
    dinheiro do…
  • …anunciante, que se for esperto, tem a galinha dos ovos de ouro na mão no
    quesito segmentação. E, para ser esperto, ele deve entender que aqui a publicidade é puro conteúdo,
    e que os reclames do tipo “ô lê lê, ô lá lá, vamos faturar” devem ficar de
    fora.

Espero que
tenham gostado!

That’s all
Folks!