Os conceitos iniciais de Kanban, produção empurrada e puxada em sistemas de TI surgiram há bastante tempo como um meio para suportar o “Just in Time” (método de produção da Toyota). O Kanban de produção e também o de requisição se tornaram os mais importantes neste período.
- Sistema Kanban (pull | limites | valor): sistema puxado, limitado, que permite visualizar o fluxo de trabalho em busca da geração de valor.
- Método Kanban (transição | kaizen | gestão): abordagem evolutiva e incremental, implementando mudanças evolutivas e incrementais.
O objetivo do Kanban é tornar problemas explícitos e engajar pessoas na mudança. Atualmente, os conceitos de Kanban são amplamente utilizados na área de TI. Entre as principais razões, temos:
- Otimização de fluxos de trabalho
- Melhora na comunicação e colaboração com o trabalho visual
- Transformação do ambiente de trabalho e evolução dos processos
- Tornar o trabalho mais previsível e estável
Lean Kanban
A adoção do Lean combina as duas práticas para fornecer valor e trabalho criativo o mais rápido possível. O foco é maximizar a entrega de valor definido pelo cliente.
O Fluxo de Valor (Lean Thinking), um dos princípios Lean, ajuda a identificar as etapas que agregam valor ao produto. Os desperdícios devem ser eliminados. E a pergunta que fica, é: sua equipe está trabalhando muito, mas entregando valor?
Entre as principais características, estão:
- Baby Steps: forma ágil de lidar com mudanças
- Menos resistência
- Resultados mais rápidos
- Maior engajamento e confiança na transição
- Foco no modelo de transição
- Design do processo sob medida
- Mudança incremental evolucionária
- Alcance em toda a empresa
- Melhoria contínua
Começando com o Kanban na sua empresa
Como o Kanban não é prescritivo, a ideia é progredir começando com o que você já faz hoje. Isso significa utilizar os papeis e técnicas existentes, implementando mudanças evolutivas e incrementais, focadas em valor. O livro Scrumban, de Corey Ladas, é uma leitura adicional recomendada.
Concorde em buscar a mudança evolucionária (Kaizen), encorajando a mudança. Alguns princípios da ToC (Theory of Constraints) também são utilizados neste contexto. Encoraje atos de liderança em todos os níveis da sua empresa.
O proto-kanban é outro conceito que sugiro ser aprofundado para fortalecer que os indivíduos vejam gradualmente o ganho de cada prática do Kanban em seu dia a dia.
Observação: a corrente de valor deve ser balanceada de acordo com o seu gargalo.
Práticas
- Visualize
- Limite o trabalho em progresso (WIP)
- Meça e gerencie o fluxo
- Torne as políticas do processo explícitas
- Implemente mecanismos de feedback
- Melhore colaborativamente, evolua experimentalmente
WIP (Work in progress)
O WIP é o trabalho em progresso, ou seja, o que está em execução naquele determinado ponto do processo. Ele é importante no Kanban por sinalizar o número de tarefas em andamento e capacidade de entrega do time. O tamanho do WIP precisa ser adequado e está mais relacionado à expectativa do cliente com a entrega. Em alguns casos, quando o tempo de entrega não atende o cliente, os times aumentam o WIP.
Algumas razões para limitar o WIP:
- Torna o trabalho mais previsível e estável. Não trabalha acima da capacidade, ajuda a dar confiabilidade nas entregas
- O WIP alto exige alta coordenação e filas maiores, aumentando o risco
- Muito do que existe no backlog é especulativo, enquanto está no Upstream
- Menor variabilidade no Throughput
O CFD (Cumulative Flow Diagram) propicia visualizar a capacidade de entrega, através do status das tarefas. Ajuda a identificar gargalos ou impedimentos nos times. O eixo vertical é a quantidade de tarefas, e no eixo horizontal, a linha do tempo. Em um bom fluxo, as linhas inclinam-se suavemente, sem quebras ou saltos.
Com o fluxo estabelecido, tudo aquilo que entra no Kanban (equipe Delivery) é uma decisão crítica. Lembre-se que tempo é dinheiro e existem os tipos de classes de serviço (Expedite | Fixed-date | Normal) para ajudar a priorizar as atividades.
E as equipes Kanban abandonam as estimativas?
No Kanban, a previsibilidade é obtida através do comportamento observado do sistema, que é obtido com dados históricos. Por isso, cerca de 40 amostras ajudam a dar mais confiança. Se o sistema é complexo de mais, tentar prever o comportamento dele não é uma boa prática.
Throughput
É uma métrica muito considerada no Kanban, por demonstrar a quantidade de tarefas entregues em um determinado período de tempo. Com isso, podemos avaliar a performance dos times. O vilões da produtividade são as filas. A compreensão das filas é essencial para tornar as coisas mais rápidas em produção.
- “Nenhuma fila é grátis.” – Donald Reinertsen
Como aumentar o Throughput?
- Melhorar a qualidade (tempo de checagem de itens anteriores ao gargalo precisa ser menor)
- Priorizar
- Remover etapa
- Tipo ticket (classe de serviço)
O que causa a variabilidade do Throughput?
- WIP não limitado
- Variabilidade no tamanho dos lotes
- Especialização (Silos)
- Indisponibilidades temporárias
Antes de se preocupar com o tamanho (esforço) dos lotes, observe a variabilidade. Veja se a variabilidade atual atende às suas necessidades econômicas de previsibilidade. A variabilidade geralmente é explicada pelas Políticas Explicitas.
Exemplos de Políticas Explícitas:
- Nós limitamos WIP
- Deploy só às quartas
- Reunião de status toda terça-feira
Cadência
Entre as principais reuniões do Kanban, estão:
- Kanban Discovery (upstream): discute opções para priorizar as atividades ao time de Delivery.
- Kanban Delivery (downstream): converte opções e executa o backlog.
- Kanban Meeting: é a standup meeting utilizada para tomar decisões e fluir o trabalho.
- Delivery Planning: reunião de decisão para a entrega ocorrer.
Existe o ponto de comprometimento (entre o upstream e downstream) para definir o critério de mudança da etapa ou no ponto de comprometimento.
Lead time
É o tempo entre a abertura da requisição e o momento em que ela entra em seu estado final. Lembre-se que esforço é diferente de prazo. Você pode concluir uma tarefa em um dia, mas se o Lead Time estiver alto, essa tarefa vai demorar para ser entregue ao cliente.
O que geralmente causa variabilidade no Lead Time?
- WIP não limitado
- Bloqueios
- Tipo da demanda
O Lead Time Control Chart e o Histograma são gráficos que ajudam a acompanhar essa métrica.
E por fim, visualizações, Métricas e Kaizen puxarão comportamentos mais nobres na equipe, como o SWARMING.