O Microservices, também conhecido como arquitetura de microserviços, é um estilo arquitetônico que estrutura uma solução como uma coleção de serviços ligeiramente acoplados, que implementam capacidades empresariais.
A arquitetura microservice permite a entrega e a implantação contínua de aplicativos grandes e complexos. Ele também permite que uma organização evolua sua pilha de tecnologia.
Microservices não são bala de prata
A arquitetura microservice não é uma bala de prata. Tem várias desvantagens, complexidades e problemas. Além disso, ao usar essa arquitetura, emergem inúmeros problemas que você deve resolver.
Aplicar microservices no lugar errado gera mais problemas que melhorias. Além disso, é necessário uma mudança de paradigmas para definir e criar microservices, sendo que não é simplesmente quebrar uma grande solução em pedaços menores.
Onde começar?
Um bom ponto de partida é o padrão de arquitetura monolítica, que é o estilo arquitetônico tradicional e ainda é uma boa escolha para muitas aplicações. No entanto, tem inúmeras limitações e problemas e, portanto, uma escolha melhor para aplicações grandes e complexas é o padrão de arquitetura do Microservice.