Desenvolvimento

26 jan, 2018

Node Red: Construindo Dashboard – Parte 03: nodes de output e gráficos

100 visualizações
Publicidade

Neste artigo, vamos continuar nossos estudos sobre Dashboard com Node Red. Caso não tenha visto as Partes 01 e 02, seguem os links para não perder nada.

Vamos conhecer os nodes de apresentação e os nodes de outputs, que servem para apresentar os valores na sua dashboard através de painéis e gráficos para simplificar o entendimento.

Para imputar esses valores, vamos utilizar os nodes de input, text e number para apresentar na tela, lembrando que eles trafegam msg.payload.

Nodes de Output

Text

O node de Text permite apresentar textos providos de outros lugares, como: Twitter, Telegram, entre outros. Ele recebe e mostra a string na dashboard, como exemplo estou utilizando o Text input no modo de senha, e o Text irá apresentar o que foi escrito.

Gauge

O Gauge é utilizado para demonstrar um valor em formato de painel para o usuário. Com ele, a leitura dos valores e o estado de risco da aplicação. Ele contém quatro formatos específicos para essa apresentação: o Gauge, Donut, Comprass e Level. Devemos escolher cada um de forma a simplificar a apresentação dos dados.

Gauge

Donut

Comprass

Level

Chart

O node de chart nos permite criar e configurar gráficos para apresentação dinâmica de valores, os gráficos que podemos montar são gráficos de linha, barra, torta ou radar. Devemos utilizar que a melhor se enquadra em nossa aplicação. Podemos configura-lo para receber essas informações durante um grande período de tempo e em seguida, traçar estrategias utilizando nosso modelo de trabalho e esses grafos.

Audio Out

Áudio out converte todos os textos que chegam em áudio e reproduz em sua dashboard. Ele tem um formato simples de configuração.

Notification

O node de notificação apresenta em nossa Dashboard, informações que setamos como relevantes em nossa aplicação. Ele recebe informação no formato de String.

Os nodes de output tem como função apresentar dados na tela da sua Dashboard, porém, o tratamento desses dados devem ser feitos antes de suas apresentações.

Nos sigam nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do Node Red.