Desenvolvimento

31 jan, 2018

Monitoramento abrangente do balanceador e servidor de aplicativos com NGINX Amplify

100 visualizações
Publicidade

O monitoramento do sistema é uma parte essencial da implantação da produção que não pode ser negligenciada. O NGINX é um servidor amplamente utilizado para balanceamento de carga e hospedagem de aplicativos, que oferece alto desempenho e baixo uso de memória. No entanto, como com qualquer outro software de longa duração, a boa prática é monitorar passivamente seu estado para detectar e corrigir proativamente os problemas emergentes.

Com essa finalidade, a equipe NGINX desenvolveu Amplify – uma ferramenta de monitoramento baseada em SaaS que reúne dados nas principais métricas do servidor com alertas customizáveis e recomendações abrangentes com base nos dados coletados – tudo disponível em um único painel.

Com o Amplify, o monitoramento de seus nodes baseados em NGINX (utilizado como balanceador de carga e servidor de aplicativos PHP/Ruby no Jelastic) é realizado por meio dos seguintes componentes principais:

  • Alertas para notificá-lo quando algo estiver errado com o servidor
  • Gráficos para fornecer representação visual dos dados coletados
  • Recomendações para receber conselhos com base na análise de configuração

A ferramenta NGINX Amplify já está disponível para usuários Jelastic como um complemento de um clique. Portanto, atualmente, além das estatísticas padrão do servidor (RAM, CPU, disco) que são fornecidas no painel Jelastic já de fábrica, na necessidade de obter métricas mais avançadas nas conexões, pedidos, erros HTTP, versão HTTP e tráfego. Além disso, o Amplify pode ser configurado para monitorar a disponibilidade do servidor e a relação de carga com o envio automático de notificações por e-mail.

O NGINX Amplify é absolutamente gratuito para até 5 hosts, o que o torna uma solução de monitoramento perfeita para pequenas empresas e startups. Então, vamos tornar o seu complemento NGINX Amplify pronto e funcionando o mais rápido possível!

Criar uma conta NGINX Amplify

Para começar, você precisa criar sua conta pessoal NGINX Amplify para obter acesso ao painel de monitoramento.

1 – Vá para o site do Amplify, clique em Create account, insira os dados necessários e aceite os termos de serviço.

Quando terminar, clique em Criar e verifique o registro seguindo um link entregue a você por e-mail.

2 – Na página aberta Instalar o NGINX Amplify Agent, copie e salve uma chave API disponível na terceira etapa do procedimento.

Dica: Coloque esta aba para manter aberto o painel de Amplify, já que retornaremos em alguns minutos.

Agora, você pode prosseguir para a próxima seção e instalar o complemento NGINX Amplify, usando a chave API que você acabou de salvar.

Instale Add-ons NGINX Amplify

Add-ons NGINX Amplify podem ser instalados em cima de qualquer node do ambiente, com base no servidor NGINX (ou seja, balanceador de carga ou servidor de aplicativos PHP / Ruby). Se você não possui, crie um novo ambiente com o contêiner apropriado e siga as próximas etapas.

1 – Clique em Marketplace, mude para a guia Add-ons e use a caixa de pesquisa para encontrar NGINX Amplify.

 

Passe o mouse sobre o complemento localizado e clique em Instalar.

Dica: A fonte de complemento NGINX Amplify está disponível no Jelastic JPS Collection no GitHub, juntamente com uma série de outras soluções úteis pré-empacotadas (todas podem ser instaladas através da importação de um link manifest.jps do repositório necessário).

2 – Na caixa de diálogo de instalação, forneça os seguintes detalhes:

  • Chave da API: o identificador que você salvou do site do NGINX Amplify (se foi perdido, pode ser encontrado nas configurações da conta)
  • Nome do ambiente: um ambiente no qual o complemento deve ser instalado
  • Nodes: uma camada de ambiente de destino (com servidor web baseado em NGINX ou balanceador de carga), onde o complemento deve ser instalado; com isso, todos os nodes apropriados serão ajustados

Quando terminar, clique em Install e aguarde um minuto para que o processo seja concluído.

Feche a caixa de diálogo de instalação bem sucedida e vá para a próxima seção para iniciar e usar seu painel de monitoramento.

Inicie o Monitoramento NGINX Amplify

Para começar a usar ferramentas de monitoramento fornecidas pelo NGINX Amplify, execute as seguintes simples etapas.

1 – Volte para a página Instalar o NGINX Amplify Agent (a partir da qual você salvou sua chave API) e clique em Continue.

2 – Aguarde um minuto para Amplify coletar os dados nos parâmetros da instância NGINX apropriados de dentro do ambiente de destino. Quando o processo for concluído, você receberá uma caixa de diálogo com sugestões sobre as configurações necessárias do NGINX para possibilitar a visualização das métricas.

No entanto, uma vez que esta configuração já foi aplicada durante a instalação do complemento, o Amplify Agent detectará isso automaticamente. Assim, você pode ignorar esta etapa clicando em Continuar na parte inferior do quadro.

3 – Quando as métricas são coletadas, você verá uma caixa de diálogo, sugerindo a criação de métricas NGINX adicionais que permitirão obter uma análise mais detalhada do desempenho do aplicativo.

Você pode habilitar algumas métricas NGINX opcionais, como Tempo de solicitação ou Hits de cache, seguindo a documentação. Para completar o processo de instalação, clique em Concluir.

Isso é tudo! Agora, você pode ver as informações detalhadas em seus servidores usando as abas apropriadas na parte superior de uma página (mas lembre-se – estatísticas sobre CPU, RAM e uso de disco devem ser visualizadas através do painel de Jelastic para obter os valores de consumo adequados):

  • Visão geral: fornece informações gerais sobre instância (pontuação de saúde do aplicativo, solicitações totais, etc.)
  • Gráficos: visualiza o uso de várias métricas (conexões, solicitações, erros, preferências de protocolo, etc.)
  • Dashboards: permitem criar um painel personalizado, que mostrará apenas informações necessárias
  • Analisador: reúne todos os dados em seus servidores e o classifica nas abas apropriadas (Compilação, Análise estática, Servidores virtuais, Avisos de segurança e Ssl – clique em um em particular para descobrir os respectivos detalhes e recomendações da métrica)
  • Alertas: configura alertas com base em um monitoramento de métrica específico (a notificação de email apropriada será enviada aos assinantes especificados)

Desta forma, você pode monitorar sua instalação e detectar e corrigir proativamente problemas relacionados à execução e dimensionamento de aplicativos baseados em NGINX. Você pode consultar a documentação detalhada do NGINX Amplify se precisar configurar os parâmetros avançados de monitoramento.

Experimente: instale o complemento Amplify e melhore o monitoramento de suas instâncias NGINX hospedadas em Jelstic PaaS.

Tem alguma pergunta ou sugestão? Não hesite em contatar-nos através dos comentários abaixo ou no Stackoverflow.

***

Este artigo é do Jelastic Blog. A tradução do artigo foi feita pela Redação iMasters com autorização, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://jelastic.com/blog/nginx-server-monitoring-with-amplify-addon/