Desenvolvimento

15 jun, 2018

Já pensou no que você pode fazer programando?

Publicidade

Se tem algo que me fascina na programação, é a possibilidade de trabalhar com ela em praticamente todas as áreas do conhecimento. Pense em qualquer profissão (principalmente as mais tradicionais) e acho difícil que você não encontre um jeito em que a programação possa ajudar.

Medicina, arquitetura, direito; essas e tantas outras profissões se apoiam bastante na tecnologia para otimizar os seus processos e agregar mais valor ao resultado final. Por outro lado, você já parou pra pensar que a programação pode ir muito além disso?

Recentemente comecei a refletir bastante sobre essa questão e percebi que a programação tem o poder de literalmente mudar o mundo. Sem nenhum exagero, basta enxergar como a tecnologia, através de aplicativos e sites, conecta as pessoas e muda o jeito delas de de viver e pensar.

Quem hoje não usa o Waze para ir ao trabalho, ou chamar um Uber para se locomover? Usar o iFood para comprar comida ou algum app para conseguir promoções no mercado. A cada dia que passa, ficamos mais e mais dependentes da tecnologia. Vai me dizer que você não concorda com a imagem abaixo?

A barreira física já não é mais o desafio. A verdadeira dificuldade está em conseguir realizar ações que realmente consigam mudar a vida das pessoas de forma positiva.

Atualmente, há milhares de startups que possuem ótimas iniciativas (incluindo a minha, a Code Prestige, que tem a missão de tornar o conhecimento técnico acessível) e isso é ótimo! Mas fiquei pensando que mesmo assim há muitas outras maneiras de ajudar (principalmente de forma gratuita para alcançar as pessoas que mais precisam) com aquilo em que eu sou realmente bom, programação.

Foi no meio desse brainstorming de ideias com amigos, familiares e colegas, que acabou surgindo a iniciativa que chamamos de Código do Bem.

Fazendo o bem

A iniciativa do Código do Bem nasceu dentro do próprio iMasters, com o nome Code for a Cause. A ideia inicial era reunir desenvolvedores e desenvolvedoras de software (de qualquer nível técnico) — que estivessem trabalhando em algum projeto de impacto social e/ou ambiental — em um meetup bimestral, aberto ao público. Nós estamos mantendo essa ideia e felizmente já teremos o nosso primeiro encontro presencial na próxima quinta-feira, dia 21 de junho.

Para este encontro presencial, em São Paulo, o Erik Henrique do Code Club Brasil, a Aline Bezzoco do aplicativo “Tá tudo bem?” e a Fernanda Carvalho da plataforma Youtrendz, vão falar sobre os seus projetos: desde o porquê, o para quê e como. Convido todos a participarem! Será pequeno, mas todos serão muito bem-vindos e bem-vindas!

O link para acessar o meetup está aqui.

Página do Código do Bem no Meetup

O que desejamos com este encontro é ajudar a divulgar estes projetos e até mesmo conseguir voluntários, financiamento ou qualquer outro tipo de ajuda para que eles consigam alcançar mais e mais pessoas.

Além disso, abrimos uma campanha de financiamento coletivo no Apoia.se. Qualquer pessoa pode ajudar com valores que vão de cinco, até cem reais; sem qualquer tipo de comprometimento – é totalmente voluntário. O objetivo é que este dinheiro seja convertido para manter a infraestrutura do projeto, os encontros presenciais, apoiar os projetos parceiros, e é claro, auxiliar instituições de caridade indicadas pelos próprios membros do projeto.

Por fim, uma outra vertente muito legal que estamos trabalhando, é a de conectar desenvolvedores e desenvolvedoras — que estejam ingressando na área ou que já possuem conhecimento técnico – com instituições que precisam de apoio tecnológico. Ou seja, queremos ajudar a desenvolver sites, campanhas e pequenos sistemas para estas instituições que não podem arcar com estes custos de desenvolvimento.

Por outro lado, as pessoas que ajudarem, além de praticarem o desenvolvimento e terem feito uma boa ação, poderão contar com projetos reais em seus portfólios, o que ajudará muito principalmente quem está começando na área.

Como fazer para participar

Caso tenha se interessado por qualquer uma das vertentes do projeto ou tenha ainda mais ideias bacanas para agregar, ficaremos super felizes de contar com você. Peço que entrem em contato pelo e-mail: contato@codeprestige.com.br, ou então troquem uma ideia comigo pelo Twitter: @DiegoPinho.