Tive a ideia de produzir este vídeo quando estava criando a continuação do artigo sobre Headless e Strapi CMS. Inicialmente eu queria voltar a mostrar como trabalhar e consumir APIs em aplicações web e mobile, mas acabei lembrando que sites estáticos também merecem espaço nesta série em que estou trabalhando.
A plataforma Netlify é muito simples, mas isso não quer dizer que ela é fraca, muito pelo contrário. Ela coloca a disposição do desenvolvedor ferramentas poderosas e com recursos únicos que ajudam no deploy de aplicações JavaScript e React.
No vídeo ainda falo do Netlify CMS, que ajuda no deploy e criação de sites estáticos construídos no Hugo e/ou Gatsby, duas soluções muito conhecidas por desenvolvedores.
No vídeo abaixo falo mais sobre tudo isso:
Netlify e Netlify CMS
Enquanto o Netlify é uma plataforma unificada que automatiza seu código para criar sites e aplicativos Web de alto desempenho e fácil manutenção, o Netlify CMS é um serviço para automatizar a configuração e deploy de sites estáticos.
Trabalhar com esta dobradinha significa ganhar tempo e padronizar a forma de trabalhar com projetos client-side, além de manter os códigos sempre atualizados no repositório.
Com este vídeo iniciamos o desenvolvimento de uma Web APP seguindo o conceito de Headless, onde o front-end é independente do back-end, tanto em tecnologia, quanto em plataforma.
Aos poucos vamos avançar cada vez mais neste tema, fique ligado aqui no iMasters.
Até o próximo!