Desenvolvimento

22 set, 2017

Git Bash, um terminal “Linux” para o seu Windows

Publicidade

Eu sempre fui meio do contra. Enquanto a maioria dos desenvolvedores PHP, Javascript, Ruby, Python, Go, etc, que eu conheço, utilizam Linux ou Mac como sistemas operacionais, desde que eu me entendo por gente, utilizo o Windows. Até porque eu jogo bastante, e muitos desses jogos funcionam em sua maioria, no Windows. Jogos como Magic The Gathering Online, League of Legends e Pokémon TCG Online. Sim, essa é a desculpa que dou até hoje para usar Windows. Bom, eu sempre gostei do SO e acho que por enquanto, é o que mais me dá liberdade para programar e jogar.

Eu realmente amo utilizar Linux nos meus servidores. Todos os meus projetos pessoais atuais estão em servidores que usam Debian como SO, então, um problema que sempre tive foi em relação à ter um acesso decente aos servidores de produção, sendo que utilizo o Windows. Há algum tempo saiu uma versão na store do Windows com uma espécie de “Ubuntu for Windows”. Mas, como muitos, não tenho o Windows 10 no PC de casa e queria resolver o meu problema.

O Git é uma realidade para a maioria dos desenvolvedores que mexem com projetos open source ou versionamento de versões para projetos mais atuais – sim, ainda existem empresas que utilizam SVN como versionador -. Sendo assim, é bem comum os desenvolvedores terem o Git baixado em seus sistemas operacionais, inclusive no Windows.

O que alguns não sabem, até por preferirem utilizar o Git visualmente no Windows, é que junto com o pacote do Git for Windows, existe um programinha chamado Git Bash. Com ele, é possível usar grande parte dos comandos em Shell, além de poder utilizar o Vim (que vem nativamente junto com ele), realizar as conexões ssh, executar transferências de arquivos scp, e o mais importante, utilizar o Git por linha de comando no Windows.

A instalação do Git Bash é bem simples. Basta ir em: https://git-scm.com/download/win, baixar o executável e seguir o fluxo do Windows: Next, next, finish. E então é só desfrutar de um terminal muito bom no seu Windows e acessar seus servidores através de SSH sem problemas.

Fiz um vídeo há um tempo atrás instalando o Git Bash, juntamente com o PHP 7, caso queira ver como funciona o Git Bash integrado com o PHP 7.

Ficamos por aqui, até breve.