Desenvolvimento

21 ago, 2018

Como iniciar o projeto de um aplicativo no Thunkable X

100 visualizações
Publicidade

Nas últimas semanas comecei a pensar seriamente sobre desenvolvimento de aplicações mobile utilizando blocos lógicos. Fiquei com aquele pensamento doido de achar que este tipo de criação não pode ser considerada “programação real”, mas conversando com alguns amigos chegamos a conclusão que todo mundo deve ter acesso às tecnologias, e por isso, ferramentas como o Thunkable possuem um grande valor.

As ferramentas disponíveis em soluções como esta são mais simples para iniciantes e até mesmo crianças podem utilizá-las, algo que no mínimo contribui para a propagação do pensamento lógico.

Pensando em tudo isso resolvi criar um curso prático e básico de Thunkable X, onde pretendo demonstrar todos os recursos disponíveis na ferramenta, inclusive a integração com soluções poderosas como o Firebase.

No vídeo abaixo eu mostro como iniciar um novo projeto, além de dar algumas dicas importantes para quem já é desenvolvedor.

Neste primeiro vídeo vamos iniciar a criação de uma APP de Cardápio, que poderá ser utilizada em pizzarias, restaurantes, mercados, etc.

Links importantes

Para testar seu aplicativo desenvolvido no Thunkable X, é importante que baixe no seu smartphone ou tablet do APP oficial da ferramenta. Escolha seu SO:

Depois de instalar, é só logar com a mesma conta que está utilizando no Thunkable X e acessar o projeto desejado.

No vídeo espelhamos o celular no PC com a ajuda do software Apowermirror, que possui versões para Android e iOS. Sua instalação e configuração é bem simples. Vale lembrar que a utilização do Apowermirror não é obrigatória.