Desenvolvimento

25 set, 2017

Como criar seus próprios snippets no Visual Studio Code

Publicidade

Durante algumas semanas fiquei falando do Mavo, mas agora chegou o momento de continuar a falar do Visual Studio Code e como ele se tornou o meu editor oficial.

No primeiro artigo, falei basicamente da minha experiência com outras IDEs e no segundo dei algumas dicas de extensões que costumo utilizar com mais frequência.

Desta vez, quero mostrar algo mais prático. Neste artigo irei falar um pouco sobre snippets e como utilizá-los para agilizar o seu trabalho.

Mas antes de qualquer coisa:

O que são snippets?

Snippets são blocos de códigos que podem ser utilizados para ajudar a agilizar o trabalho do desenvolvedor.

A ideia é facilitar a utilização de fragmentos de códigos repetitivos em diversas partes da aplicação que está sendo desenvolvida. O mais importante é saber que qualquer Dev consegue criar seus próprios snippets.

Como criar seus próprios snippets

No Visual Studio Code, os blocos de código podem ser acessados através do IntelliSense (Ctrl + Barra de espaço). Este recurso irá mostrar todas as sugestões de código que podem ser utilizadas.

Para criar seus próprios blocos de código, é só acessar File > Preferences > User snippets e escolher a linguagem.

Todos os trechos de código encontram-se em formato JSON e são armazenados em arquivos que fazem referência ao usuário que criou.

Os nomes de arquivos dos snippets seguem um padrão pré-determinado. Se você estiver criando para JavaScript, o nome do arquivo será “javascript.json”.

Onde encontrar mais snippets?

O Visual Studio Code possui um marketplace com várias extensões para download. Neste local é possível encontrar vários snippets que podem ser baixados gratuitamente.

Em uma busca simples, encontramos vários.

E você? Já criou seus próprios snippets? Deixe nos comentários suas experiências com o Visual Studio Code.