Cloud Computing

4 jan, 2011

Virtualização para +“pequenas empresas”

Publicidade

Antes de escrever este artigo, fiquei curioso em procurar a quantas anda a virtualização, fugindo um pouco dos artigos técnicos, pois a intenção era trazer essa informação para as pequenas empresas. Dessa maneira, pesquisei no Google e no Bing: virtualização + “pequenas empresas”, assim mesmo, com sinal de mais e aspas, para trazer somente artigos com o termo pequenas empresas. Eu confesso que não fiquei espantado em ver 50 mil resultados no primeiro site de buscas e mais de 15 mil no segundo.
 
Afinal de contas, parece que chegamos a um momento que assisti tempos atrás, no qual os empresários tinham dúvidas em comprar um computador ou em investir em estoque; fazer uma Home Page mais profissional ou contratar mais pessoas. Estou convencido de que não dá mais para perguntar se precisamos de virtualização como fazíamos antigamente com computadores e internet. Quem não a utiliza simplesmente está perdendo dinheiro, gastando mais por menos.
 
Ao decidir escrever sobre virtualização, pensei: – De novo? Qual a novidade? O que posso explicar e mostrar de forma diferenciada do que já é visto e lido nos portais, jornais, televisão e emails? Poderia passar horas falando sobre os diversos tipos de virtualização, os inúmeros conceitos que já inventaram e complicar ainda mais o entendimento sobre o assunto.

Atualmente é possível encontrar virtualização para todos os gostos; tanto que daqui a pouco vão perguntar: – O senhor deseja uma virtualização sabor morango ou framboesa? Virtualização é simplesmente fazer mais com menos e resumindo, é transformar 1 computador em 3 ou 4; onde antes se utilizava apenas 1 por vez, agora pode utilizar vários ao mesmo tempo. Obrigatoriedade de plataformas? Não mais. Agora podemos ter Windows “rodando em cima” de Mac, aplicações feitas para Windows 98 ou XP funcionando perfeitamente no Windows 7. Tudo virtualizado. Logicamente, o conceito se estende a muito mais que isso, mas já é um bom começo.
 
Quando vemos os grandes “players” da tecnologia, como IBM, Microsoft, Citrix, Oracle, Dell e LocaWeb envolvidos nesse tema, fica sempre aquela sensação: – “Isso deve ser muito caro! Não é para mim!”. Porém, o que verificamos de fato é que a maioria desses players já oferecem soluções de virtualização sem custo algum. Por exemplo, o virtualizador da Microsoft denominado Hyper-V é oferecido em seu site gratuitamente. Há projetos que transformam iPhones em Thin Clients e com aplicativos gratuitos podem acessar estações virtualizadas remotamente que estejam funcionando com o Windows.
 
Sabe aquela pilha de computadores velhos e depreciados em sua empresa? Passe a considerar que com a virtualização eles talvez possam ser as próximas estações de trabalho de seus colaboradores.
 
Atualmente existem diversos cursos e filmes sobre como implementar a virtualização nas empresas e as mais variadas formas de aplicação dela em nosso dia a dia, que já está precisando de fôlego para podermos seguir em frente para melhorar nossos lucros e qualidade de vida.